TCE-PA recebe Selo Ouro de Transparência Pública no Rio de Janeiro

Programa avalia nível de transparência ativa dos portais dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário

O Liberal
fonte

O Tribunal de Contas do Estado do Pará (TCE-PA) recebeu o Selo Ouro de Transparência Pública, conforme divulgação dos resultados do Programa Nacional de Transparência Pública (PNTP)  durante o VIII Encontro Nacional dos Tribunais de Contas, realizado na quinta-feira (17), no Rio de Janeiro (RJ).

O programa avaliou o nível de transparência ativa dos portais dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário e órgãos fiscalizados pelos Tribunais de Contas, incluídos os sites mantidos pelas próprias instituições de controle externo. A Corte de Contas cumpriu de 75% a 95% dos itens considerados na avaliação. A iniciativa é promovida pela Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon) e outras importantes instituições.

Presidente destaca "evolução do Tribunal"

Segundo a presidente do TCE-PA, conselheira Lourdes Lima, o resultado indica a evolução do Tribunal no cumprimento de sua missão constitucional. "É um resultado que reflete o nosso trabalho, dando exemplo aos jurisdicionados para que tenham disponíveis informações importantes, pois isso colabora para o exercício do controle social e, consequentemente, melhora a prestação de serviços aos cidadãos”, destacou Lourdes Lima.

VEJA MAIS

image TCE-PA melhora resultados em avaliação de desempenho dos tribunais de contas do país
Tribunal atinge a marca de 41 pontos especialmente pelas iniciativas de fiscalização e auditoria durante a pandemia

image Selo comemorativo aos 75 anos do TCE-PA é lançado com homenagem aos ex-presidentes
Objeto destaca a importância do órgão para o povo paraense

image Portal do TCE-PA tem novo endereço
Padronização dos sites dos tribunais de contas ocorre em todo o Brasil e traz mais autonomia às instituições

O levantamento da Atricon levou em conta critérios como acessibilidade, dados de contratos, receita, despesas, diárias, folha de pagamento, gestão fiscal, o Serviço de Informação ao Cidadão, informações institucionais e prioritárias. Foi examinada não só a existência dessas informações no Portal Transparência, mas a sua disponibilização atualizada, precisa, em linguagem clara, de fácil localização, em dados abertos e com a possibilidade de gravação em diversos formatos, entre outras possibilidades.

O monitoramento foi realizado entre maio e novembro de 2022 diretamente no Portal Transparência das instituições participantes e envolveu também o preenchimento de questionário pelo órgão gestor da transparência ativa.

O estado do Pará em sua totalidade obteve o selo Diamante no quesito transparência na administração pública.

A pesquisa alcançou cerca de oito mil portais públicos dos três Poderes, Tribunais de Contas, Ministério Público e Defensoria Pública, abrangendo a União, o Distrito Federal, os 26 estados e 4.191 municípios. Os resultados podem ser vistos neste link

O Programa Nacional de Transparência Pública é uma iniciativa da Atricon em parceria com o Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso (TCE-MT), o Instituto Rui Barbosa (IRB), o Conselho Nacional de Presidentes dos Tribunais de Contas (CNPTC) e o Conselho Nacional de Controle Interno (Conaci).

 A entrega dos selos às instituições que se destacaram ocorrerá em solenidade ainda a ser marcada.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Política
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM POLÍTICA

MAIS LIDAS EM POLÍTICA