CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Sindicato debate condições de trabalho dos médicos

Evento quer discutir precarização do trabalho da categoria e os direitos fundamentais dos trabalhadores

O Liberal

O Sindicato dos Médicos do Estado do Pará (Sindmepa) inicia nesta sexta-feira (27) o I Encontro Médico-Jurídico, que debaterá os novos modelos de trabalho da categoria na sociedade contemporânea, que envolvem contratos como pessoa jurídica e contratações via Organizações Sociais e as implicações do modelo na precarização do trabalho médico. O evento pretende, ainda, discutir os problemas causados aos médicos pela falta de direitos trabalhistas básicos como licença-saúde, 13º salário, férias, ou licença-maternidade, no caso das mulheres médicas.

Entre os palestrantes estará a desembargadora aposentada do TRT-4, Magda Barros Biavaschi, pós-doutora em economia social do trabalho e membro do programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da Universidade Estadual de Campinas. Ela participará de forma via internet da mesa redonda “Panorama Econômico para Médicos e Médicas”.

Outro convidado é Amaury Braga Dantas, médico especialista em medicina do trabalho, que irá conduzir uma palestra nomeada História da Contratação Médica. "Não obstante o médico ser profissional que ainda goza de prestígio e respeito por parte da sociedade, as contratações médicas são de pouco acesso ao serviço público; as demais relações são precárias e aviltantes no sistema suplementar. Penso que há grande desinformação, deficiente formação e degradação financeira desse importante profissional. Não existem políticas públicas para reconhecimento e valorização do médico”, afirma Amaury.

O ginecologista e diretor de assistência jurídica, defesa profissional e condições de trabalho do Sindmepa, Paulo Bronze, ressalta que a situação vivida hoje pela categoria é uma na qual “o médico não trabalha com segurança, não trabalha com garantias futuras e, se adoecer, não trabalha nem ganha. O modelo de trabalho hoje é realizado por meio de pessoas jurídicas precariza o trabalho médico”. Ele ressalta ainda que será abordado o tema da previdência, aposentadoria e o teto máximo de aposentadoria de um médico. 

O Seminário terá palestrantes participando de forma presencial e on-line. Os participantes também poderão entrar de forma presencial e remotamente. A programação completa e as inscrições estão disponíveis em https://sindmepa.org.br/seminario-juridico/

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Política
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM POLÍTICA

MAIS LIDAS EM POLÍTICA