Servidores públicos realizam protesto por reajuste salarial

Manifestantes pedem reajuste de 25%, aumento no vale alimentação e outras garantias

Fabrício Queiroz
fonte

Funcionários públicos de diversas secretarias e órgãos do estado do Pará protestaram em frente à sede da Secretaria de Estado de Planejamento e Administração (Seplad), localizada na travessa do Chaco, no bairro do Marco, na manhã desta terça-feira (16). Eles pediam uma audiência com representantes do governo para discutir as pautas da campanha salarial de 2023. No final da manhã, os manifestantes chegaram a fechar parcialmente a avenida Almirante Barroso e liberaram a via em seguida.

A categoria pede reajuste de 25%, sendo 20% referente às perdas salariais dos anos anteriores e 5% para repor as perdas da inflação do último ano. Além disso, os servidores querem aumento do vale alimentação para R$ 1.500, a implementação de Planos de Cargos, Carreiras e Remuneração (PCCRs) em alguns órgãos e o aumento do valor da diária concedida para deslocamentos no interior do estado.

image Comissão de servidores foi recebida para negociação na secretaria de administração (Divulgação)

“Na semana passada, o governo apresentou uma proposta de 0% de reajuste e não sinalizou nem a reposição do salário mínimo, sendo que parte dos servidores do estado tem como base o salário mínimo. Hoje, nós esperamos ser recebidos e que o governo apresente uma contraproposta de reajuste, bem como atendimento dos demais pontos da pauta”, afirmou Cleber Rezende, presidente da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB) no Pará.

Por volta das 10h30, uma comissão de manifestantes foi recebida na Seplad para negociação. A reunião durou cerca de duas horas e encerrou com a confirmação de que o Governo irá equiparar a remuneração dos servidores que tem como base o salário mínimo. Também há previsão de que uma nova reunião até o final desta semana para apresentação da contraproposta da administração estadual.

O setor econômico do governo e o fórum das entidades sindicais dos servidores públicos devem ter uma nova reunião, ainda semana, momento em que o governo vai apresentar um balanço das receitas da arrecadação do estado, bem como, os impactos da aplicação do reajuste do salário mínimo e os possíveis reajustes salariais para os servidores, levando em consideração a lei de responsabilidade fiscal e os limites prudenciais do estado”, afirmou Cleber Rezende, da CTB.

Rezende disse, ainda, que a expectativa das entidades sindicais é de que, nesta reunião, saia já alguma proposta sobre o percentual de reajuste e outras medidas de interesse dos servidores, como o reajuste do valor do vale alimentação e avanços em discussões sobre planos de cargos e carreiras de algumas categorias.

Nota da Seplad

Em nota, a Seplad informa que, em reunião com os servidores, ficou definido aguardar a conclusão dos estudos de impacto de reajuste salarial nas contas públicas do Estado, que terminará no dia 31 destes mês. Uma próxima reunião, com o Fórum dos Sindicatos, será realizada após conclusão dos estudos, para apresentar uma resposta definitiva sobre as demandas apresentadas pelos mesmos.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Política
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM POLÍTICA

MAIS LIDAS EM POLÍTICA