CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Rússia x Ucrânia: Biden alerta para ‘forte possibilidade’ de invasão no próximo mês

Para esta sexta-feira, está marcada conversa, por telefone, entre os presidentes da França, Emmanuel Macron, e da Rússia, Vladimir Putin

O Liberal
fonte

Após conversa telefônica com o presidente ucraniano Volodymyr Zelensky, o presidente dos Estados Unidos (EUA), Joe Biden alertou para a “forte possibilidade” de a Rússia invadir a Ucrânia no próximo mês, informou a Casa Branca.  Este foi o terceiro encontro entre os dois líderes desde dezembro. “O presidente Biden afirmou que existe forte possibilidade de os russos invadirem a Ucrânia em fevereiro”, disse a porta-voz do Conselho de Segurança Nacional da Casa Branca, Emily Horne. As informações são da RTP e foram divulgadas pela Agência Brasil.

VEJA MAIS

image China apoia Putin em conflito contra ocidente na Ucrânia
As relações entre Taiwan e China pairam sobre a decisão de Pequim de demonstrar apoio à Rússia

Durante a conversa, Biden assegurou que a embaixada americana no seu país continua “aberta e totalmente operacional”, embora Washington tenha decidido repatriar as famílias dos seus funcionários diplomáticos que estavam em Kiev, decisão criticada pela Ucrânia. O presidente norte-americano prometeu ainda apoio adicional de assistência econômica a Kiev. 

Os EUA afirmam que estão preparando sanções econômicas severas no caso de um ataque à Ucrânia, estando dispostos a fortalecer a presença militar na Europa Oriental, se necessário. Porém, a Ucrânia não é membro da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan), e uma intervenção militar norte-americana no país está fora de questão.

Nessa quinta-feira (27), os Estados Unidos solicitaram reunião do Conselho de Segurança da ONU sobre a Ucrânia, a primeira vez que o órgão vai discutir oficialmente a crise do país do leste europeu.

Para esta sexta-feira, está marcada conversa, por telefone, entre os presidentes da França, Emmanuel Macron, e da Rússia, Vladimir Putin. O próximo ciclo de encontros está programado para a segunda semana de fevereiro, em Berlim.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Política
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM POLÍTICA

MAIS LIDAS EM POLÍTICA