CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Reduzir as diferenças sociais é diretriz do governo de Helder Barbalho

Sem receber a faixa das autoridades oficiais, novo governador do Pará assume Estado com foco em combater a desigualdade

Agência Brasil
fonte

O governador eleito do Pará, Helder Barbalho (MDB), e seu vice, Lúcio Vale, tomaram posse na manhã desta terça-feira (1º), em solenidade realizada na Assembleia Legislativa do Estado do Pará (Alepa), em Belém.

Após a solenidade, recebeu a faixa governamental em cerimônia realizada em frente ao Museu do Estado do Pará, o Palácio Lauro Sodré, no bairro da Campina.

No seu discurso na Alepa, Helder Barbalho disse que o compromisso do seu governo será trabalhar com foco na geração de emprego e renda, justiça social e proporcionar uma vida melhor para todos os paraenses "e só seremos capazes de fazê-lo se tivermos a capacidade de harmonizar os pensamentos diferentes, mas acima de tudo compreender que apesar dos pensamentos diferentes, nossas origens e as nossas responsabilidades nos obrigam que possamos convergir em favor do estado do Pará", pontuou.

"A sociedade paraense tem pressa", continuou. "A sociedade paraense espera de cada um de nós que sejamos capazes de fazer com que a vida das pessoas possa ser uma vida melhor. Que este estado tão rico e tão belo possa fazer com que sua beleza e riqueza representem qualidade de vida para nossa gente. Não é mais possível convivermos lamentavelmente com registros dramáticos em áreas essenciais para a vida das pessoas", destacou, citando entre esses registros o fato do Estado ocupar a penúltima colocação no ranking da qualidade da educação básica e que apenas 50% da população tem acesso à água nas torneiras, e que menos de 10% tem acesso ao saneamento básico.

A programação de posse de Barbalho teve início com a diplomação pelo Tribunal Regional Eleitoral do Pará, no dia 18 de dezembro, e uma missa em Ação de Graças na Catedral Metropolitana de Belém, no dia 31 de dezembro.

Além dos dois atos oficiais de posse, Helder Barbalho também deve participar de outras duas solenidades simbólicas de posse, em Marabá, no sudeste paraense, e Santarém, no oeste paraense.

O primeiro ato ocorrerá em Marabá, às 15h, no Carajás Centro de Convenções Leonildo Borges Rocha. Em seguida, as 18h30, Helder Barbalho estará em Santarém, no Centro Cultural João Fona.

HELDER BARBALHO

Helder Zahluth Barbalho, 39, é natural de Belém, filho do senador Jader Fontenelle Barbalho e da deputada federal Elcione Therezinha Zahluth Barbalho, graduado em Administração e pós-graduado com o título de MBA Executivo em Gestão Pública. 

Foi eleito vereador de Ananindeua (2000-2002), deputado estadual (2002-2005), prefeito de Ananindeua (2005-2008) e reeleito prefeito de Ananindeua (2008-2011).

Foi presidente da Federação das Associações dos Municípios do Estado do Pará (Famep) enquanto era prefeito de Ananindeua e é presidente em exercício do MDB no Pará.

Disputou o cargo de governador do Pará pela primeira vez em 2014, quando perdeu para o então governador Simão Jatente (PSDB), no segundo turno.

Foi titular do Ministério da Pesca e Aquicultura (2015), da Secretaria Nacional dos Portos (2015 e 2016) e do Ministério da Integração Nacional (2016-2018).

Em outubro deste ano, concorreu ao cargo de governador do Pará pela segunda vez e venceu o candidato Márcio Miranda (DEM), no segundo turno, com 55,43% dos votos válidos.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Política
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM POLÍTICA

MAIS LIDAS EM POLÍTICA