Quando é o debate da Globo? Candidatos à Presidência têm último encontro nesta sexta-feira (28)

TV Globo exibe programa após "Travessia", às 21h30, com transmissão ao vivo pela TV Liberal, em Belém

Valéria Nascimento
fonte

A TV Globo tem tudo pronto para o último debate antes do segundo turno das Eleições 2022, no próximo domingo (30), entre os candidatos à Presidência da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Jair Bolsonaro (PL). O programa vai ao ar logo após a novela "Travessia", às 21h30, desta sexta-feira (28), e pode ser assistido ao vivo pela TV Liberal - Canal 7, afiliada da Globo, em Belém.

O último encontro será mediado pelo jornalista William Bonner. A TV Globo divulgou  que ordem em que os candidatos farão as perguntas em cada bloco assim como as considerações finais foi definida por sorteio com a presença de representantes dos partidos.

A emissora também divulgou alteração na programação desta sexta-feira à noite, pois logo após o debate entre os candidatos à presidência, o Jornal da Globo entrará no ar com a jornalista Renata Lo Prete do mesmo estúdio do debate conversando com os candidatos e ouvindo a opinião de comentaristas políticos sobre a performance de cada um.

Regras do debate

O debate terá cinco blocos: o primeiro e o terceiro serão de temas livres com duração de 30 minutos. Cada candidato terá 15 minutos e deverá administrar seu tempo entre perguntas, respostas, réplicas e tréplicas. Jair Bolsonaro abre o primeiro bloco e Luiz Inácio Lula da Silva o terceiro bloco.

De acordo com a TV Globo, o segundo e o quarto blocos serão de temas determinados com duração total de 20 minutos, com dois debates de 10 minutos. Os temas serão escolhidos pelos candidatos entre os seis oferecidos pela TV Globo em um telão.

Cada candidato terá um minuto para debater e deverá administrar seu tempo entre perguntas, respostas, réplicas e tréplicas. Cada tema só poderá ser escolhido uma única vez, sem repetição. No segundo bloco, Lula inicia as perguntas. No quarto bloco, quem começa é Bolsonaro.

No quinto bloco, cada candidato fará as suas considerações finais. Lula é o primeiro e Bolsonaro, o segundo. Após o término do debate, segundo a TV Globo, os candidatos poderão participar de uma entrevista coletiva na sala de imprensa com duração de 10 minutos para cada um. A ordem também foi definida por sorteio na presença de representantes dos partidos.

Expectativa para o clima do confronto

A instabilidade no cenário político tem gerado, entre alguns cientistas políticos, a expectativa de uma postura mais ofensiva de Bolsonaro, pois que que tem uma necessidade maior de conquistar votos nesta reta final do que Lula. Por outro lado, há analistas que supõem que Lula se apresente de modo moderado, cauteloso mesmo.

Em 2 de outubro, no Primeiro Turno, Lula obteve 57,2 milhões de votos válidos, ou 48,43% do contabilizado pela Justiça Eleitoral. Bolsonaro, candidato à reeleição, recebeu 51 milhões de votos, ou 43,20% do total.

Mas, entre os analistas, há também quem afirme que o debate terá um clima tenso, com nervosismo dos dois candidatos, o que pode atrapalhar a defesa de ideias e a própria postura no programa, pelo fato de ser o último encontro televisivo com o eleitorado. No entanto, especialistas compreendem que justamente por ser a última oportunidade de convencer o eleitor, é possível que os dois candidatos se apresentem com tranquilidade e busquem o equilíbrio nas respostas para evitar o descontrole emocional. 

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Política
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM POLÍTICA

MAIS LIDAS EM POLÍTICA