CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Primeira Usinas da Paz será ainda em outubro, em Ananindeua

Iniciativa faz parte do programa Territórios Pela Paz (TerPaz)

O Liberal
fonte

É no mês do Círio de Nazaré que os moradores de Ananindeua vão receber o primeiro complexo comunitário do programa estadual TerPaz. Desde 2019, o programa Territórios Pela Paz (TerPaz) do Governo do Estado, vem garantindo direitos e oportunidades a moradores de sete bairros da Região Metropolitana de Belém, por meio de ações integradas que envolvem 36 secretarias e instituições do Estado. Esses territórios são cheios de trabalhadores, pessoas que, segundo o governo, antes eram vitimadas pela violência e pela criminalidade. Hoje, a realidade não só do bairro, mas dessas pessoas, mudou.

Para garantir a permanência do Estado nesses territórios, será entregue ainda em outubro, a primeira Usina da Paz, localizada no Icuí-Guajará, em Ananindeua. O projeto é integrado ao programa TerPaz e pretende levar mais oportunidades e uma gama de serviços gratuitos à população.

“A implementação de forma permanente e efetiva das Usinas de Paz dentro dessas comunidades vai potencializar o que fazemos de forma itinerante. Elas vêm para incluir e empoderar a sociedade, levando serviços com qualidade, espaço físico apropriado para receber nossas crianças, jovens e adultos com atividades esportivas, culturais e educacionais, como a alfabetização da terceira idade, todos serviços de grande importância, sempre com muito carinho”, explicou a primeira-dama do Estado, Daniela Barbalho, à frente do programa e das ações de cidadania.

A meta do Estado é a construção de 10 Usinas, entre a Região Metropolitana de Belém e a região sudeste paraense. As UsiPaz, como explica o governo, serão complexos de promoção da cidadania, com espaços para atividades esportivas; salas de audiovisual e inclusão digital; atendimento médico e odontológico; consultoria jurídica; emissão de documentos; ações de segurança; capacitação técnica e profissionalizante; e local multiuso para feiras, eventos e encontros da comunidade. O local também contará com espaços preparados para cursos livres e de dança, teatro, robótica, artes marciais, musicalização e biblioteca.

“Nosso governador assumiu um compromisso, ainda em 2018, de ser presente por todo o Pará, e começamos pelos bairros de maior vulnerabilidade social e de índices de violência. Hoje, não há qualquer entidade particular desse estado, que nos apresente um espaço mais bonito e eficiente do que esses das Usinas de Paz. Um trabalho de excelência que vamos mostrar que todos os cidadãos desse Estado têm direito e merecem usufruir da mesma educação de qualidade, de acessos à cultura, de poder usufruir de espaços de lazer de qualidade e muito bem equipados, tudo em um mesmo ambiente. Estamos muito ansiosos para essa inauguração”, complementou Daniela Barbalho.

Ação de saúde

Um dos programas que vêm repercutindo positivamente é o de entregas de cadeiras de rodas a pessoas que são vulneráveis devido a condições especiais de mobilidade e de saúde. Os moradores se cadastram durante as ações de saúde, realizadas nesses sete bairros e, a partir daí, são beneficiadas com a entrega desses equipamentos, sendo eles no "modelo padrão", "de banho" e para tetraplegia.

Até o momento, o governo entregou 1,8 mil cadeiras de rodas e equipamentos a Pessoas com Deficiência (PcDs) no Estado. A primeira-dama do Pará, Daniela Barbalho, é quem vem acompanhando de perto o trabalho de apoio à comunidade.

O cadastro é realizado durante as ações de saúde, realizadas aos finais de semana. Nessas ações, há também consultas ginecológicas, pediátricas e com clínico geral; aferição de pressão arterial; teste de glicemia e encaminhamento para consultas e exames especializados, por meio da Central de Regulação da Sespa, nos Territórios pela Paz em Belém, Ananindeua e Marituba.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Política
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM POLÍTICA

MAIS LIDAS EM POLÍTICA