CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Prefeito de Belém Zenaldo Coutinho testa negativo para coronavírus, diz assessoria

O chefe do executivo municipal realizou o teste na última sexta-feira (17).

Redação integrada de O Liberal
fonte

O prefeito Zenaldo Coutinho testou negativo para covid-19. O resultado foi divulgado na noite deste sábado, 18, e, segundo informações confirmadas pela Prefeitura de Belém, Coutinho estava assintomático. O chefe do executivo municipal foi submetido ao exame na sexta-feira, 17. Na sexta-feira à noite, foi confirmado que o secretário de saúde do município, Sérgio Amorim, testou positivo para o novo coronavírus.

Nesta última semana, autoridades, políticos e gestores municipais e estaduais confirmaram que estão com o novo coronavírus. Entre os nomes que testaram positivo está o governador do Estado, Helder Barbalho. O chefe do Poder Executivo do Pará anunciou o resultado na última terça-feira (14). Ele fez os exames após membros da Secretária de Estado de Saúde Pública, entre eles o titular da pasta, Alberto Beltrame, testarem positivo para a covid 19. Todos estavam bem, em isolamento domiciliar e quadro de saúde estável.

Também na terça-feira, o Banco da Amazônia, por meio de sua assessoria, confirmou que o presidente da Instituição, Valdecir Tose, testou positivo após fazer exames para o novo coronavírus. “O presidente está bem e encontra-se em quarentena na residência dele, isolado de familiares, trabalhando em regime de home office, desde o dia 8 de abril”, dizia o comunicado.

Durante a sessão ordinária remota da Assembleia Legislativa, na quarta-feira (15), o deputado estadual Raimundo Santos (Patriota) afirmou que fez exames para verificar se estava com coronavírus e os resultados mostraram a existência dos anticorpos, mas não a presença do vírus. Com base nesse diagnóstico e após conversar com médicos, o parlamentar informou que teve a covid 19, porém, já não estava mais com a infecção. O único sintoma que ele teve foi febre, mas já se sentia melhor quando fez o anúncio.

A titular da Secretaria de Estado de Educação do Pará (Seduc), Elieth de Fátima Braga, revelou que testou positivo para a covid-19, em mensagem publicada nas redes sociais, na quinta-feira (16). Ela também informou que estava bem, com sintomas leves e aguardando o período de quarentena.

Também confirmaram teste positivo para o novo coronavírus os deputados estaduais Renilce Nicodemos e Wanderlan Quaresma, ambos do MDB. Os dois informaram que estão bem, em isolamento e seguindo as orientações médicas.

Ainda na equipe de governo, o procurador Geral do Estado, Ricardo Sefer, testou positivo para o novo coronavírus. O resultado do exame dele saiu na última quinta-feira. A Procuradoria Geral do Estado informou que ele está com sintomas leves e quadro de saúde estável. Sefer também está em isolamento domiciliar, seguindo as recomendações médicas e sem fazer uso de remédios.

Até a última sexta-feira, o secretário Municipal de Cultura de Santarém, Luis Figueira "Pixica", estava internado em estado grave. Ele teve tosse e outras complicações, fez exames, nos dias 4 e 10 de abril, e o último deles testou positivo para o novo coronavírus. Pixica teve agravamento respiratório, foi entubado e seu quadro agravou. O secretário estava internado na Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) de isolamento do Hospital Regional do Baixo Amazonas (HRBA). Até sexta, o seu estado de saúde ainda era delicado, apesar de apresentar melhoras na atividade pulmonar.

O político e advogado Gerson Peres, ex-deputado federal e ex-vice-governador do Pará, está internado desde a manhã de segunda-feira (13) na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Adventista de Belém, com diagnóstico de covid-19. A família afirma que o quadro dele é estável, e que seguirá no hospital nos próximos dias para cumprir o protocolo determinado a pacientes do novo coronavírus. Eles devem continuar sob cuidados especiais de 10 a 14 dias.

Gerson Peres, de 88 anos, faz parte do grupo de risco por ser idoso, mas não é hipertenso, como veiculado erroneamente em sites e redes sociais. “Ele está tendo todos os cuidados que uma pessoa de 88 anos deve ter diante dessa doença. Qualquer um de nós está exposto. Ele deu entrada na UTI com muita tosse e logo foi diagnosticado (com a covi-19). Está utilizando o respirador porque a tosse traz muito cansaço”, informou um familiar.

Nenhum caso de vereador de Belém com coronavírus havia sido confirmado, até a manhã de sexta-feira, segundo informações da Câmara Municipal. A Federação dos Municípios do Estado do Pará (Famep) informou que também ainda não havia recebido informação de prefeito paraense que estivesse com a covid 19.

JUDICIÁRIO

O presidente do Tribunal de Justiça do Pará (TJPA), desembargador Leonardo de Noronha Tavares, informou na sexta-feira, 17, que também teve resultado positivo no teste para o novo coronavírus. Sem apresentar sintomas severos, o magistrado está se sentindo bem e permanecerá em casa, mantendo a quarentena que iniciou desde o início do regime de teletrabalho, instituído no Tribunal no dia 24 de março passado. Por força de compromissos do cargo, precisou circular em algumas situações e pode ter se exposto ao vírus.

O desembargador Leonardo Tavares alerta que o novo coronavírus é altamente contagioso e recomenda que a única forma de deter seu avanço é respeitar o isolamento social, conforme as orientações da Organização Mundial da Saúde (OMS) e do Governo do Estado do Pará. O magistrado segue as recomendações médicas, mas manterá suas atividades, em ritmo mais moderado, por meio do trabalho remoto.

AUTORIDADES PARAENSES QUE TIVERAM TESTE POSITIVO CONFIRMADO

Helder Barbalho (MDB) – Governador do Pará

Ricardo Sefer – Procurador Geral do Estado

Alberto Beltrame – Secretário Estadual de Saúde

Elieth de Fátima Braga – Secretária Estadual de Educação

Luis Figueira "Pixica" - secretário Municipal de Cultura de Santarém

Renilce Nicodemos (MDB) – deputada estadual

Wanderlan Quaresma (MDB) – deputado estadual

Valdecir Tose – presidente do Banco da Amazônia

Gerson Peres- ex-deputado federal e ex-vice-governador

Leonardo Tavares- desembargador e presidente do Tribunal de Justiça do Pará (TJPA)

Sérgio Amorim - secretário municipal de saúde e Belém.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Política
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM POLÍTICA

MAIS LIDAS EM POLÍTICA