CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Parlamentar paraense quer proibir 'Grau' em vias públicas

Proposta considera a prática um esporte radical com direito a local apropriado

O Liberal

Temas referentes ao meio ambiente, saúde da mulher, tecnologia da inovação e esportes estão entre os nove Projetos de Lei (PL) pautados para apreciação dos parlamentares nesta terça-feira (13), na Assembleia Legislativa do Pará (Alepa). Um deles propõe a criação de espaços próprios para a prática de do chamado "Grau" ou Stunt, como são conhecidas as acrobacias sobre duas rodas, por considerá-las um esporte radical.

VEJA MAIS

image Motociclista que exibia bunda em radares soma 217 infrações de trânsito e R$51 mil em multas
A moto tem R$ 51 mil em dívidas de multas acumuladas

image Motociclista bate em picape e cai sentado no veículo; veja o vídeo
A cena inusitada chamou a atenção nas redes sociais. Ninguém se feriu

De autoria do deputado estadual Wenderson Azevedo Chamon (MDB), mais conhecido como Chamonzinho, a proposta segue o entendimento da Confederação Brasileira de Motociclismo, que, em março passado, reconheceu a citada prática como modalidade esportiva nacional.

O deputado argumenta no texto da proposição que o esporte já é praticado em diversos municípios paraenses. Ele cita que o Grau reúne diversos jovens em Belém, sobretudo na área do estacionamento do Mangueirão, mas também em municípios como Parauapebas, lgarapé-Açu, Santa Maria, Marituba e Ananindeua.

Prática é surpreendente e encanta, defende deputado

"Um primeiro impacto, ao se assistir a prática do esporte, é o de surpresa, ao ver-se que as manobras são bem radicais, afinal, seus praticantes empinam as motos em 1.800, giram em 360°, mas é preciso lembrar sempre que, quando praticado por pessoas com experiência, em situações de risco controlado, o Grau é admirável e contagiante. (...) Encanta o público, surpreende pela destreza e agilidade das manobras", diz um trecho do PL.

Chamonzinho reconhece a atividade como esporte radical ao mesmo tempo em que defende que não seja praticada nas ruas. Para o parlamentar, o esporte requer espaços apropriados, dotados de equipamentos de segurança que ofereçam proteção tanto para os praticantes como para quem assiste.

Também deverão ser apreciados projetos como o do deputado Fábio Freitas, que garante às mulheres mastectomizadas a realização de fisioterapia de reabilitação nas unidades da rede pública de saúde do Estado; o de autoria da deputada Paula Gomes, que declara patrimônio cultural a Fonte do Caranã, no município de Salinópolis, no litoral paraense: e o da deputada Maria Iranilse Brasil Dias Pinheiro (Professora Nilse), que cria o Dia Estadual da Conectividade no Pará, a fim de celebrar o uso de ferramentas online no dia a dia da população.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Política
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM POLÍTICA

MAIS LIDAS EM POLÍTICA