CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Oposição alega quebra de decoro e vereador se defende: 'Caí nessa cilada'

Parlamentar que gravou vídeo debochando de faltas afirma que prima da mulher editou e propagou imagens

Keila Ferreira
fonte

Vereador da bancada da oposição, no município de Portel, Walber da Paixão se utilizou do primeiro expediente da sessão e fez, na tribuna, um requerimento verbal pedindo à mesa diretora da Câmara que instale uma comissão temporária para investigar a quebra de decoro parlamentar do vereador Emerson Lobato. A casa tem 48 horas para se manifestar.

“Caso isso não aconteça, vamos fazer um requerimento assinado por, no mínimo, um terço dos vereadores e dar entrada na quinta-feira. Sendo aprovado, o presidente fará o sorteio entre todos os vereadores e assim baixará o ato de instalação da comissão temporária pra investigar essa situação”, afirma o parlamentar, explicando que, pelo prazo regimental, essa comissão terá 90 dias pra concluir os trabalhos e submeter à apreciação do plenário.

LEIA MAIS

Prefeito sobre vídeo de vereador: 'Foi uma brincadeira de mau gosto que vazou'

Vereador que aparece em vídeo debochando que não vai levar falta tenta se retratar

Vereador Paixão diz lamentar pelo fato infeliz cometido pelo seu colega de parlamento. “Não aceito que o Poder Legislativo não se manifeste sobre isso. Já estou trabalhando pra que as providências cabíveis sejam tomadas. Não podemos aceitar tal fato como brincadeira, isso é muito sério e precisa ser investigado, apurado e responsabilizado os culpados”, declarou. “O vereador Emerson Lobato falhou com a ética de um homem público, quando se comporta como demonstrou no vídeo”, completa, afirmando já ter conversado com o promotor de justiça.

Defesa

Em entrevista à Redação Integrada de O Liberal, o vereador Emerson Lobato reforçou o argumento de que o vídeo foi uma brincadeira no grupo da família e uma pessoa, prima da esposa, teria editado e espalhado. “Eu não sei por que, não gosta dela (sua esposa). (A prima) Editou só essa parte e jogou nas redes sociais. Tenho uma carreira política sólida, nunca me envolvi em nenhum tipo de falcatrua, corrupção, mas infelizmente aconteceu. Peço desculpa a todo mundo, principalmente o povo de Portel. Muitos me conhecem, estou no meu segundo mandato e jamais eu faltaria com respeito à população”, declarou.

Emerson afirma, ainda, que no tempo em que esteve em Porto de Moz, só foi uma vez à praia, na segunda, dia 18.

Questionado se poderia enviar o vídeo completo para a reportagem, ele alegou que vai mostrar para o Ministério Público. “Para o promotor tirar as conclusões. Porque no final dele, eu falo que estou brincando”, disse. “Não passou de uma brincadeira e infelizmente caí nessa cilada. Se fosse outro cidadão comum, jamais teria essa repercussão”.

O vereador afirmou, ainda, que ele e a esposa faltaram cinco dias ao trabalho, por causa da doença da mãe dele. “Já estou com o laudo médico”.

O presidente da Câmara de Portel, vereador Enos Perdigão (SD) afirmou que a Lei Orgânica e o Regimento Interno da Câmara determinam qual o procedimento deve ser seguido em relação a pedido de apuração de falta por parte de qualquer vereador, porém, até o final da sessão desta quinta-feira, ainda não havia sido feito nenhum requerimento nesse sentido.

O Ministério Público do Estado informou que o promotor de Justiça de Portel, Rodrigo Silva Vasconcelos, determinou  a instauração de Notícia de Fato n° 001709-058.

“Foi encaminhado ofício à Câmara dos Vereadores solicitando cópias das atas das sessões, listas de presença e filmagens, bem como ofício à Semed para saber a lotação da servidora Miriam Santos, o cargo exercido e que encaminhem a lista de presença do mês de novembro do corrente ano. Além disso, enviado ofício à Delegacia de Polícia requisitando a instauração de inquérito policial para apurar eventual crime de falsidade ideológica, entre outros possíveis crimes”, diz nota divulgada pelo MPE.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Política
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM POLÍTICA

MAIS LIDAS EM POLÍTICA