Mendonça acusa Moraes de distorcer relatórios da PF
Ministro André Mendonça solicitou o arquivamento do pedido de investigação contra ele
O ministro André Mendonça, do Supremo Tribunal Federal (STF), acusou Alexandre de Moraes de distorcer o teor de relatórios de inteligência produzidos pela Polícia Federal (PF) e solicitou o arquivamento do pedido de investigação contra ele. Mendonça classificou a situação como "instrumentalização da Polícia Federal", apontando o uso de "documentação que é manifestamente desprovida de qualquer valor probatório" como uma "manobra absurda". Para o ministro do STF, isso consiste na prática de um "evidente desvio de finalidade".
A manifestação ocorreu em resposta à solicitação de Moraes endereçada ao presidente do STF, Edson Fachin, para que André Mendonça fosse investigado. Na petição, Moraes afirmava que Mendonça teria usurpado a autoridade policial, conduzido irregularmente tratativas de eventual delação e direcionado, por "motivos pessoais e políticos", a investigação de determinados alvos.
Veja mais
O julgamento sobre o caso, que estava previsto para ocorrer nesta quarta-feira (23/9) foi adiado na última quinta-feira (17/9).
Em sua defesa, Mendonça ressaltou que os documentos que embasam a determinação de Moraes possuem a ressalva de uso restrito e são desprovidos de qualquer valor probatório. O ministro acrescentou que tais documentos foram encaminhados a Moraes por determinação do próprio colega.
Ele também argumentou que o pedido de investigação tem como objetivo descredibilizar o trabalho da equipe policial originalmente responsável pelas operações "Sem Desconto", que investiga um esquema bilionário de desvios em benefícios de aposentados e pensionistas, e "Compliance Zero", sobre o caso Master.
"Na tentativa de agudizar a gravidade dos relatos ali contidos, o Ministro Alexandre de Moraes distorce o teor do 'documento', para imputar falsamente a este Ministro a prática de comportamentos que os próprios 'relatórios' atribuem às equipes policiais envolvidas", declarou, acrescentando que a iniciativa de Moraes visa, "por vias transversas, questionar a supervisão judicial realizada por este Ministro relator".
O pedido de investigação contra Mendonça foi protocolado após o próprio relator enviar à Presidência da Corte registros da PF de trocas de mensagens. As conversas entre Moraes e Daniel Vorcaro sugerem uma relação próxima entre o ex-banqueiro e o ministro.
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA