CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Mais de 1,2 milhão de eleitores escolhem o novo prefeito de Belém e Santarém

Na capital, votantes decidem entre Edmilson Rodrigues (Psol) e delegado Eguchi (Patriota). Já em Santarém, atual prefeito Nélio Aguiar (DEM) e a ex-prefeita Maria (PT) dividem a preferência de 221 mil eleitores

Keila Ferreira
fonte

Mais de 20% do eleitorado paraense retorna às urnas neste domingo (29), no segundo turno das eleições 2020. Na capital, um milhão de votantes deve escolher entre Edmilson Rodrigues (PSOL) e delegado federal Eguchi (Patriota). Em Santarém, o atual prefeito Nélio Aguiar (DEM) e a ex-prefeita Maria (PT) disputam a preferência de 221 mil eleitores. Esta é a primeira vez na história do município da Região Oeste do Pará que a eleição será decidida em 2º turno. A votação deste domingo contará com 3.810 urnas eletrônicas espalhadas nas seções eleitorais de Belém e Santarém, e cerca de 400 equipamentos de contingência. Além disso, terá a atuação de mais de 15 mil pessoas, que estarão trabalhando a serviço da Justiça Eleitoral.

O Tribunal Regional Eleitoral do Pará (TRE/PA) está trabalhando com a expectativa de ter o resultado nessas duas cidades até duas horas depois do final da votação, segundo o secretário de Tecnologia da Informação, Felipe Brito. Ou seja, a previsão é que até 19h, o nome do prefeito de Belém e de Santarém, para os próximos quatro anos, seja conhecido, com a informação dos que já estão matematicamente eleitos. Porém, a totalização dos votos no município de Santarém pode ocorrer até 21h.

No 1º turno, a contagem de votos em Belém começou de maneira célere. Por volta das 17h40, 61,90% das urnas já estavam apuradas e o resultado dessa contagem disponibilizado na internet. Porém, uma falha no sistema do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) envolvendo o processamento dos dados enviados pelos Tribunais Regionais fez com que houvesse um atraso de cerca de duas horas na atualização dos resultados, que só ocorreu novamente por volta das 19h20, mostrando a apuração em 98,67% das seções de Belém e confirmando segundo turno da capital paraense. A totalização dos votos da cidade se deu por volta das 23h.

Para este 2º turno, o TSE informou que foram realizados testes adicionais no computador e nos sistemas que realizam a totalização (soma) de votos e divulgação de resultados de todo o país. Segundo o Tribunal, a avaliação da Secretaria de Tecnologia da Informação é de que o sistema está devidamente preparado para a realização exitosa dessas eleições.

HORÁRIO

O horário de votação deste domingo é o mesmo do 1º turno, ou seja, de 7h às 17h, sendo que de 7h às 10h, terão prioridade os eleitores acima de 60 anos, que fazem parte do grupo de risco para a covid-19 e prioridades em geral (idosos e pessoas com deficiência ou com dificuldades de locomoção). “Todo o eleitor, para entrar na sua seção, deve estar portando máscara e levar um documento oficial com foto e de preferência uma caneta, pois ele assinará o caderno de votação. Caso o eleitor já tenha feito a sua biometria, o e-Título, nosso aplicativo da Justiça Eleitoral, pode ser utilizado como documento oficial com foto”, observou o diretor-geral do TRE Pará, Osmar Frota.

Ele ressalta a necessidade de todo eleitor verificar o seu local de votação antes de se dirigir à escola, para evitar maiores transtornos. Isso pode ser feito tanto pelo aplicativo e-Título, como pelo site do TRE Pará (www.tre-pa.jus.br), na aba “Eleitor e Eleições”, incluindo os dados do eleitor como CPF, nome completo e o nome da mãe. Também é possível se informar sobre o local de votação através do Disque Eleitor, no número (91) 3346-8100, que no dia da votação estará funcionando de 7h às 17h.

“O eleitor que não votou no primeiro turno, pode votar no segundo. Mas no dia do pleito, dia 29, caso o eleitor esteja fora do seu domicílio eleitoral, pode fazer sua justificativa utilizando o e-Título. Caso não consiga fazer no dia da votação, existe um prazo de 60 dias após o primeiro turno e 60 dias após o segundo para apresentar a sua justificativa eleitoral”, esclareceu Osmar Frota.

NÚMEROS

De acordo com o Tribunal Regional Eleitoral do Estado do Pará, mais de 15 mil pessoas vão trabalhar neste 2º turno. O maior contingente é de mesários: serão quatro convocados para cada uma das seções eleitorais, somando 13.280 pessoas. A Justiça Eleitoral também conta com outros 1.700 auxiliares responsáveis pelo apoio aos cartórios eleitorais e pela leitura das mídias das urnas eleitorais após a votação, transmitindo os resultados ao TRE Pará.

Na Secretaria do TRE Pará e nos cartórios eleitorais, estarão trabalhando aproximadamente 360 servidores, entre efetivos e requisitados para o serviço eleitoral, além de colaboradores terceirizados, num efetivo em torno de 150 pessoas. Há também 147 técnicos que estarão responsáveis pela operação das urnas eletrônicas e transmissão via satélite dos resultados das eleições nos municípios de Belém e Santarém.

Além disso, as 13 Juntas Eleitorais no Estado funcionarão, no total, com pouco mais de 50 membros convocados pelo juízo e atuarão, nestas eleições, 27 magistrados e 13 promotores eleitorais.

Quanto às urnas, serão utilizadas 2.724 em seção, na capital paraense, e 1.086 em Santarém, totalizando 3.810 equipamentos eletrônicos nos locais de votação. As urnas de contingência representam de 10% a 15% desse total. Ou seja, para este segundo turno, serão reservadas cerca de 400 urnas de contingência, preparadas para substituir os equipamentos em uso, caso haja alguma intercorrência durante a votação.

As eleições deste ano têm um orçamento estimado de R$ 38 milhões, já contando com os custos do segundo turno.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Política
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM POLÍTICA

MAIS LIDAS EM POLÍTICA