Mães levam os filhos para votar: "Incentivo à cidadania"
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) permite que pais ou responsáveis levem os pequenos às seções eleitorais

Apesar do voto ser obrigatório apenas para jovens com mais de 18 anos, muitos pais começam a educar os filhos quanto à importância das Eleições desde crianças. Em Belém, vários pais levaram seus pequenos para o local de votação.
Na zona eleitoral da Universidade Estadual do Pará (UEPA) da avenida João Paulo II, no bairro do Marco, a vendedora Aline Silva votou com suas duas filhas, uma de 8 e outra de 10 anos de idade.
Para ela, este é um dia de incentivar a manifestação da democracia, que é o voto, à sua cria. “Trazer elas aqui é uma forma de incentivo à cidadania. E elas gostam disso, a mais velha até me ajudou a anotar os números dos nossos candidatos para não votarmos errado”, disse enquanto esperava na fila sua vez de votar.
Maria Alice, de 10 anos, contou que gosta muito das Eleições e entende a necessidade do voto. “Aprendi na escola e em casa que é importante votar e escolher nossos representantes desde cedo”, comentou.
Também na UEPA, a pedagoga Lanna Rodrigues chegou com seus dois filhos, os estudantes Alexandra, 18, e Carlos Rodrigues, 12 anos. Ela disse que acredita ser necessário educar as crianças sobre o poder do voto.
“Estamos vivendo um momento democrático e a democracia precisa passar por todos os âmbitos, inclusive pela família. Então, é importante que esse ideal democrático seja ensinado às crianças e faço isso para que meus filhos entendam que a escolha dos candidatos pode mudar a vida deles e de outras crianças”, declarou.
É a primeira vez que Alexandra vota. A jovem contou que está ansiosa para o momento. “Estou esperando por isso há muito tempo. Após presenciar as mudanças que ocorreram no nosso país, entendi mais do que nunca a importância do meu voto. E hoje, vim aqui para votar contra o desemprego, inflação e violência”, falou esperançosa.
Pode ou não pode?
De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral, pais ou responsáveis por crianças podem entrar na seção eleitoral para votar acompanhados pelos pequenos.
A regra é válida tanto para o primeiro turno, neste domingo (2), quanto para o possível segundo, sendo permitida a presença dos menores na sala. Porém, se houver interferência no funcionamento do processo de votação ou prejuízo ao sigilo do voto, caberá ao mesário orientar os responsáveis e limitar o acesso.
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA