Lula diz que Brasil não existiria sem soberania, após tarifaço de Trump
Presidente reforça compromisso com a defesa da soberania após tarifas dos EUA e sanção a Moraes

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou nesta quinta-feira (31) que a soberania brasileira “aparece em primeiro lugar em nossa Constituição, entre os demais princípios fundamentais” e que ela é responsável por garantir liberdade e independência ao país. A declaração foi feita em uma publicação na rede social X (antigo Twitter), na manhã desta quinta.
“É graças à soberania que o País pode decidir seus rumos, proteger seus recursos, cuidar de seu território e defender seus interesses diante do mundo”, escreveu o presidente. “Sem soberania, o Brasil não existiria. Foi ela que nos trouxe liberdade e independência. E é ela que aparece em primeiro lugar em nossa Constituição, entre os demais princípios fundamentais. Soberania é a autoridade que um povo tem sobre seu próprio destino”, completou.
Lula também afirmou que a soberania representa “o direito de construir uma sociedade livre, justa e solidária”.
VEJA MAIS
O presidente tem reiterado o discurso de defesa da soberania nacional após o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciar uma tarifa de 50% sobre produtos importados do Brasil — com exceções, como suco de laranja e aeronaves civis — e sancionar o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal.
Segundo Lula, o governo federal vem atuando “com esse espírito” e apresentando “ações concretas que devolvem dignidade, fortalecem nossa economia e colocam o Brasil, novamente, no caminho da inclusão e do desenvolvimento”. Ele compartilhou um vídeo mencionando a queda no desemprego e o aumento da renda do trabalhador, além de destacar a saída do Brasil do Mapa da Fome da Organização das Nações Unidas (ONU).
“Assumimos a atual gestão com muitos desafios: recolocar o Brasil no cenário internacional, reconstruir políticas públicas que haviam sido desmontadas e tirar o País do mapa da fome. Com senso de compromisso e muito trabalho sério, estamos prosperando”, escreveu.
Lula finalizou dizendo que soberania não é o oposto de cooperação internacional. “A soberania deve ser acompanhada pela cooperação internacional. O mundo enfrenta desafios que nenhuma nação vencerá sozinha, como a fome e a mudança do clima. Desafios comuns exigem ações compartilhadas. Por isso, atuamos para fortalecer o multilateralismo”, concluiu.
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA