CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Lei que prevê atendimento psicossocial em escolas é sancionada em Santarém

O projeto aprovado em novembro garante atendimentos de alunos e professores da rede municipal de ensino

Andria Almeida / O Liberal
fonte

O prefeito de Santarém, Nélio Aguiar (DEM), sancionou a lei que prevê a implantação de serviços de psicologia e assistência social em escolas da rede pública municipal do ensino básico. O projeto proposto pela vereadora Adriana Almeida (PV), foi aprovado por unanimidade no mês de novembro deste ano.
Para a vereadora, a inserção de assistentes sociais e psicólogos nas escolas municipais apresenta diversas finalidades, entre elas, a garantia do direito ao acesso, permanência e sucesso escolar de educandos, combatendo a frequência irregular, a evasão e estimulando a participação da família e da comunidade no cotidiano escolar; orientação a comunidade escolar e a articulação da rede de serviços existente.

‘Essa é uma conquista das classes, mas também da população. Traz um olhar humano, e mais construtividade e inclusão , após quase 20 anos em tramites temos essa lei sancionada que traz ganhos pra psicólogos e assistentes sociais com a abertura de mais vagas, e com isso mais profissionais atuantes no  mercado’ – disse a psicóloga Amanda Bezerra em entrevista ao O Liberal.

Segundo a nova legislação, os serviços têm como objetivo constituir de forma multidisciplinar na melhoria e qualidade no processo de ensino-aprendizagem, com a participação da comunidade escolar.
Para os atendimentos serão necessárias salas próprias nas unidades de educação. Além dos próprios alunos, professores e demais profissionais poderão ser atendidos. As escutas especializadas serão sigilosas, podendo, se for o caso, ser compartilhadas com o Conselho Tutelar e professores mediadores.

Para a vereadora Adriana Almeida, será de importante atuação na questão social do desemprego, discriminação, bullying, fome, pobreza, dentre outras desigualdades que culminam em violações de direitos. “Essas profissionais dispõem de conhecimentos importantes para a atuação nas escolas e suas relações, na promoção do respeito e da diversidade e no enfrentamento da violência e evasão escolar, contribuindo para a evolução da saúde mental da sociedade como um todo”, finalizou

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Política
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM POLÍTICA

MAIS LIDAS EM POLÍTICA