CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

JN, Bolsonaro defende gestão e afirma que respeita resultado de eleições 'limpas e transparentes'

Candidato à reeleição, presidente falou sobre política, meio ambiente e economia

O Liberal
fonte

O presidente Jair Bolsonaro (PL) estreou a série de entrevistas com os candidatos à presidência, na noite desta segunda-feira (22), no Jornal Nacional, da Globo. Ao vivo no estúdio da emissora, no Rio de Janeiro, ele afirmou que respeitará o resultado das Eleições 2022. Ao ser questionado se respeitaria o resultado das urnas, Bolsonaro afirmou que 

"Serão respeitados os resultados das urnas desde que as eleições sejam limpas e transparentes”, frisou Bolsonaro logo no início da entrevista de 40 minutos cronometrados.

O presidente e candidato à reeleição, Jair Bolsonaro, foi entrevistado pelos jornalistas William Bonner e Renata Vasconcellos.

De início, Bonner perguntou a Bolsonaro qual o propósito de ele questionar a segurança da urna eletrônica. Bolsonaro citou o inquérito sobre a presença de hackers em sistemas virtuais do TSE, mas, por fim, acabou afirmando que respeitará o resultado das urnas. "Serão respeitados os resultados das urnas desde que as eleições sejam limpas e transparentes. Por que você disse que são auditáveis e em 2014 não aconteceu isso? Mas, tudo bem, vamos botar um ponto final nisso? Vamos para outra pergunta", afirmou.

 Ele considerou como liberdade de expressão o fato de grupos de apoiadores defenderem, nas redes sociais e manifestações nas ruas, defenderem medidas inconstitucionais, como o fechamento do STF, do Congresso e mesmo intervenção militar no país. "Eu não vejo nada demais nisso, isso é liberdade de expressão. não posso é eu afirmar isso", disse. Sobre a denúncia de hacker, em agosto de 2021, levantada pelo candidato, o TSE divulgou nota em agosto de 2021 explicando que hackers não são capazes de alterar o resultado das eleições, porque as urnas eletrônicas jamais entram em rede, ou seja, o sistema eleitoral não tem conexão com a internet, não é passível de acesso remoto, o que impede qualquer tipo de interferência externa no processo de votação e de apuração. 

Pandemia e Vacinação

Sobre as mortes de quase 700 mil brasileiros na pandemia da covid-19, ele afirmou que assegurou a vacinação contra o coronavírus, ainda em janeiro de 2021, afirmando que as primeiras vacinas no mundo começaram a ser aplicadas em dezembro de 2020. Ele disse que medidas de confinamento não foram eficientes, e enfatizou que comprou vacinas para o Brasil e, que, "só não se vacinou quem não quis". Bolsonaro negou não ter tido respeito e empatia com as vítimas da pandemia da Covid-19, bem como, disse que não comprou as vacinas da Pfizer porque o laboratório fabricante não garantiu a entrega do imunizante nem informou sobre os efeitos colaterais. Quanto a não defender os lockdowns, ele disse que foi solidário com as pessoas nas ruas e o governo dele assegurou o auxílio financeiro emergencial para os brasileiros mais necessitados.

Economia

O candidato também disse que as promessas feitas por ele, ainda no ano de 2018, sobre manter baixos a inflação, os juros e o dólar, "foram frustradas pela pandemia da covid-19, a guerra da Ucrânia e pela seca enfrentada pelo país. "A grande vacina da economia foram as reformas, como a previdência e a lei da liberdade econômica", disse. Ele observou, ainda, que entre os anos de 2020 e 2021, o Brasil teve um saldo positivo de quase 3 milhões de empregos. "Diferente de 2014 e 2015, que tivemos uma perda de quase 3 milhões de empregos no Brasil'', disse.

Política

O presidente admitiu que não há como governar o país sem considerar parcerias com o chamado “Centrão” no Congresso Nacional. "Eu não vou governar sem parlamento. Você está me estimulando a ser ditador", disse o candidato, respondendo a Bonner, sobre ele fechar acordos com o Centrão. Ele disse que os partidos do centro fazem parte da base do governo para qu eo governo possa avançar com as reformas. Bolsonaro disse que o auxílio Brasil só avançou porque o "Centrão" ajudou a aprovar os R$ 600,00, para mais de 20 milhões de brasileiros. “Muitas vezes, quando a pessoa chega, a gente vê que ela não leva muito jeito para aquilo”, disse Bolsonaro sobre as trocas de cinco ministros da Educação, incluindo o episódio de corrupção, que envolveu o ex-ministro da Educação Milton Ribeiro, preso em junho passado, pela Polícia Federal, sob a acusação de corrupção e propina com verbas do Ministério da Educação (MEC). 

Meio Ambiente e Polícia Federal

Bonner apresentou números mostrando o crescimento do desmatamento na Amazônia, de 7 mil km quadrados para 13 mil quilômetros quadrados, no entanto, Jair negou ser um destruidor de floresta, como chegou a afirmar o jornalista, citando críticas que o governo federal recebe de especialistas em meio ambiente. “A primeira coisa que tem que pensar é que a Amazônia tem 30 milhões de brasileiros. A primeira preocupação é essa”, disse.

Ela também negou qualquer interferência na Polícia Federal. O candidato foi questionado ainda sobre uma carta da Associação de Delegados da Polícia Federal que o acusa de trazer "desgaste" à imagem da corporação e jogar "desconfiança sobre a autonomia e a imparcialidade da Polícia Federal". Bolsonaro, entretanto, creditou essa posição à luta da categoria por melhorias de salário e carreira.

Confira as próximas entrevistas no JN:

23/8 (ter): Ciro Gomes (PDT)

25/8 (qui): Luiz Inácio Lula da Silva (PT)

26/8 (sex): Simone Tebet (MDB)

*A ordem das sabatinas foi definida em sorteio. Foram convidados para as entrevistas os candidatos mais bem colocados na pesquisa eleitoral do Datafolha de 28 de julho.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Política
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM POLÍTICA

MAIS LIDAS EM POLÍTICA