CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Governador do Pará anuncia término do lockdown na próxima segunda-feira (29)

Belém e outras quatro cidades da região metropolitana voltarão ao bandeiramento vermelho; acompanhe

Redação Integrada
fonte

Belém, Ananindeua, Marituba, Benevides e Santa Bárbara, que estão em lockdown desde o último dia 15 de março, voltarão ao bandeiramento vermelho a partir da próxima segunda-feira (29), às 21h. Isso significa o encerramento do lockdown. Porém, a abertura dos estabelecimentos que estavam fechados por não serem considerados essenciais, só acontecerá às 5h da terça-feira (30).

Confira as principais mudanças após o término do lockdown na região metropolitana de Belém

O toque de recolher - estratégia utilizada antes do bandeiramento preto - retornará a partir da terça, quando fica proibida a circulação de pessoas nesses municípios no horário de 21h até 5h, a não ser que o deslocamento seja para buscar atendimento médico, compra de remédios ou alimentos.

Por nós termos avançado na vacinação, ampliado o número de leitos e acreditarmos muito no senso de responsabilidade do cidadão, decidimos sair do lockdown. Voltamos a dar um passo atrás mas pedimos consciência e amor à vida. Não viramos a página, não vencemos a pandemia. Se você puder continuar em casa, fique. Use mácara. Esse uso é fundamental, disse Helder Barbalho durante o pronunciamento.

O governador anunciou ainda que escolas particulares, cinemas e teatros continuarão fechados, assim como praias, balneários e clubes. No caso específico das escolas, o fechamento permanecerá por mais uma semana, pode voltar às aulas presenciais (com os mesmos protocolos adotados anteriormente), a partir do dia 05 de abril.

Já o comércio de rua, shoppings centers e academias, voltarão a abrir as portas. O comércio funcionará de 9h às 17h; shoppings deverão funcionar com horário reduzido, de 11h às 20h, e as academias de 6h às 20h.

Reveja o comunicado do realizado pelo Governador do Pará:

Dezessete municípios, em outras regiões do Estado, permanecem em lockdown. 

Helder Barbalho também acrescentou que “neste momento nós estamos com 1.884 leitos em todo o Estado, sendo 1.227 leitos clínicos e 657 leitos de UTI. Estamos ampliando está oferta de leitos, o que reforça a estratégia de gradativamente fazermos o desmame do distanciamento social.” 

Outro fator que influenciou na retomada do bandeiramento vermelho foi a estabilização na transmissão da doença e a tendência de queda nas próximas semanas para a RMB. “É muito importante destacar a percepção clara de que a Região Metropolitana entra num platô de infecção, entra numa estabilização dos quadros de infecção da Covid. Mas outras regiões do Estado merecem absoluta atenção para que estas regiões não venham a viver momentos ainda mais dramáticos”, justificou o governador. 

Segundo o programa de ampliação de leitos do governo estadual, os hospitais regionais de Castanhal, Redenção, Marabá e Breves, o Hospital de Campanha do Hangar, o Hospital Geral e o Hospital das Clinicas de Bragança, o Hospital Santo Antônio Maria Sacarias e o Hospital Regional Dr Abelardo Santos abrirão novos leitos clínicos e de UTI nesta semana. 

 

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Política
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM POLÍTICA

MAIS LIDAS EM POLÍTICA