CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Eleições 2022: Primeiro debate é marcado por confrontos diretos entre Lula e Bolsonaro

Corrupção, covid-19 e economia foram alguns dos temas discutidos entre os presidenciáveis

Fernando Assunção
fonte

O primeiro debate entre presidenciáveis das eleições 2022, que ocorreu nesse domingo (28), em São Paulo (SP), ficou marcado por confrontos diretos entre os dois candidatos que lideram as pesquisas de intenção de votos: Jair Bolsonaro (PL), que tenta um segundo mandato, e Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que quer voltar ao Palácio do Planalto após 12 anos.

Em um desses momentos, Bolsonaro classificou o governo de Lula (2003-2010) como o “mais corrupto da história do Brasil”. Em resposta, o petista disse que o atual presidente está “destruindo o país”.

VEJA MAIS

image Briga no debate da Band: apoiadores de Bolsonaro e Lula se desentendem nos bastidores
Segurança privada da emissora precisou ser acionada para evitar um tumulto ainda maior entre Ricardo Sales e André Janones

image Lula e Bolsonaro ficam frente a frente pela primeira vez em um debate; entenda
Além dos dois que lideram as pesquisas, também estiveram presentes Ciro Gomes, Simone Tebet, Felipe D'Avila e Soraya Thronicke

image Candidatos à presidência participam de debate na TV neste domingo (28)
Jair Bolsonaro (PL) foi o último a chegar ao encontro, em emissora de São Paulo

A primeira interação entre os dois ocorreu já no bloco inicial do debate e teve o tema corrupção. Bolsonaro lembrou investigações envolvendo a Petrobras e questionou: "O senhor quer voltar para quê? Para continuar fazendo a mesma coisa na Petrobras?". 

Na réplica, Lula listou medidas de seus governos que teriam melhorado o combate à corrupção e exaltou a petrolífera em seus mandatos. "Este país, que gerou 20 milhões de empregos com carteira assinada, é o país que o atual presidente está destruindo", rebateu.

Embates com demais adversários

Os dois candidatos ainda foram os principais alvos dos adversários Ciro Gomes (PDT), Simone Tebet (MDB), Felipe D'Avila (Novo) e Soraya Thronicke (União Brasil)

O embate com Thronicke ocorreu depois que Bolsonaro se irritou com pergunta feita pela jornalista Vera Magalhães, que atribuiu ao presidente a desinformação que teria tido, segundo ela, impactado na baixa procura pela vacina contra a covid-19. “Você não pode tomar partido em um debate como esse. Fazer acusações mentirosas a meu respeito. Você é uma vergonha para o jornalismo brasileiro", disse o candidato à reeleição.

A candidata do União Brasil reagiu: "Quando homens são ‘tchutchuca’ com outros homens, mas vêm para cima da gente sendo tigrão, eu fico extremamente incomodada. Aí eu fico brava, sim", ressaltou a candidata.

Ciro acusou Lula e Bolsonaro de estarem “dividindo a nação” e ainda criticou o desempenho do petista na economia. "Eu atribuo ao Lula a contradição econômica do país. À contradição moral do Lula e do PT. O Bolsonaro desceu de Marte com essas contradições todas. O Bolsonaro foi um um protesto absolutamente reconhecido, respeitosamente por mim, quanto à devastadora crise econômica que o Lula e o PT produziram", afirmou.

O debate, transmitido nacionalmente na TV aberta, foi organizado pelo grupo Bandeirantes, Folha de S. Paulo, Uol e TV Cultura.

 
Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Política
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM POLÍTICA

MAIS LIDAS EM POLÍTICA