CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Edmilson anuncia nomes para a Funbosque e para o IASB

'Dr. Chiquinho', ex-vereador de Belém; Alickson Lopes e Edna Maria Sodré D'Araújo são os novos nomes

Redação Integrada
fonte

O prefeito eleito de Belém, Edmilson Rodrigues, anunciou novos nomes para a equipe de governo que assume em janeiro: Francisco Antônio Guimarães de Almeida, conhecido como Dr. Chiquinho, Alickson Lopes e Edna Maria Sodré D’Araújo,.

O atual vereador de Belém Francisco Antônio Guimarães de Almeida, conhecido como Dr. Chiquinho, do PSOL, cujo mandato termina neste mês, foi escolhido pelo prefeito eleito Edmilson Rodrigues, do mesmo partido, para assumir a presidência do Instituto de Assistência à Saúde dos Servidores Público do Município de Belém (IASB), a partir de janeiro. Médico especialista em endoscopia digestiva há 25 anos, proprietário de clínica e médico concursado da Prefeitura de Belém há cerca de 18 anos, Dr. Chiquinho também é formado em biologia e tem licenciatura em ciências e matemática.

“A assistência de saúde dos servidores municipais está mal avaliada, há muitas queixas. Vamos otimizar, tornar eficiente o acesso dos segurados – servidores e dependentes – ao atendimento, tornando esse direito ágil e de qualidade”, declarou o parlamentar, que nas eleições municipais de novembro obteve 1.734 e não se reelegeu à Câmara Municipal de Belém.

Ele já havia assumido o cargo de diretor do Departamento de Regulação da Secretaria Municipal de Saúde (Sesma) e  também dirigiu a unidade de saúde do bairro do Bengui, que contava com atendimentos de maternidade e de urgência e emergência 24 horas, durante à primeira gestão de Edmilson à frente da Prefeitura da capital.

Funbosque

O prefeito eleito de Belém, Edmilson Rodrigues, escolheu o professor de História das redes municipal e estadual de ensino, Alickson Lopes, para presidir a Fundação Centro de Referência em Educação Ambiental Escola Bosque Professor Eidorfe Moreira (Funbosque), localizada em Outeiro, e que também atende alunos das ilhas de Cotijuba, Jutuba e Jamaci. Licenciado e bacharel em história pela UFPA, ele possui especialização em imagem e sociedade e já presidiu a Comissão Municipal de Defesa Civil, nos primeiros mandatos de Edmilson à frente da Prefeitura da Capital.

“A gestão democrática é a nossa meta de trabalho. Vamos modificar a maneira de relacionamento com os nossos professores, funcionários, alunos e as famílias”, afirmou Alickson, que há 12 anos é funcionário de carreira da Funbosque, onde lidera um movimento que reivindica a manutenção do ensino médio na instituição e a luta pela qualidade do ensino.

O professor também desenvolve um projeto cultural e ambiental nas comunidades da ilha de Caratateua, chamado “Quintais Ecopoéticos”, que realiza oficinas, palestras e eventos voltados à agroecologia e à cultura popular, como orientações para fazer horta, diálogos sobre economia solidária, exposições, recital de poesia, música e dança com grupos de carimbó, cordão de pássaro e boi-bumbá.

Entre os compromisso à frente da Funbosque, segundo ele, está o de retornar este ano com as matrículas do 1º ano do Ensino Médio, que foram suspensas; ter um curso técnico de Meio Ambiente voltado para atender as necessidades da comunidade; estruturar a educação ambiental e alinhar a fundação com os objetivos gerais do governo, “que são o combate à fome e à miséria por meio do incentivo à produção agroecológica e agroflorestal e também a geração de emprego e renda através do incentivo à economia verde; além de fortalecer a cultura local”.

image Edna Maria Sodré D’Araújo, que é servidora de carreira do IPMB (Márcio Ferreira)

IPMB

Para comandar o Instituto de Previdência dos Servidores do Município de Belém (IPMB), a partir de Janeiro, foi escolhida a advogada e consultora jurídica do Município, Edna Maria Sodré D’Araújo, que é servidora de carreira do IPMB, concursada há 16 anos.

“O que se almeja é ter uma previdência superavitária com plena garantia da concessão dos benefícios previdenciários aos servidores públicos municipais e dependentes, ou seja, das aposentadorias e pensões. Outra meta importante será a valorização dos servidores segurados com atendimento de qualidade e resolutivo”, disse a futura presidente do Instituto.

Ela tem especializações em Direito Previdenciário, Direito Administrativo e Administração Pública. Paralela à advocacia, também é historiadora e professora da rede estadual de ensino.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Política
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM POLÍTICA

MAIS LIDAS EM POLÍTICA