CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Diretores da Unimed Belém se posicionam sobre aprovação das contas da diretoria destituída

Segundo eles, aprovação não significa necessariamente que o resultado foi positivo, mas sim "os registros realizados são condizentes com os critérios trabalhados"

O Liberal
fonte

A nova diretoria da Unimed Belém, eleita no dia 4 de março, se pronunciou sobre a decisão que aprovou as contas do exercício fiscal do ano passado, quando a cooperativa médica ainda estava sendo administrada pela diretoria destituída. Em resposta à publicação da matéria “Contas do exercício fiscal de 2022 da Unimed Belém são aprovadas por cooperados”, publicada na edição do dia 28 de março de 2023, do Jornal O Liberal, a Unimed afirma que na Assembleia Geral do dia 25 de março, os médicos cooperados entenderam que o balanço apresentado condizia com a as normativas contábil e fiscal. 

"Fato é que a aprovação das contas pela Assembleia Geral consiste na validação dos registros contábeis realizados, estritos à situação patrimonial da cooperativa, ao fim do exercício de 2022 e seu registro adequado no balanço. Foi isso que concluiu a Auditoria independente. Assim, a aprovação das contas não necessariamente quer dizer que o resultado foi positivo, mas sim que de fato os registros realizados são condizentes com os critérios trabalhados. Tanto isso é verdade que a cooperativa experimentou prejuízo no mencionado exercício, os quais foram cobertos pelo fundo de reserva até o presente momento", afirma os novos diretores. 

De acordo com atual gestão da Unimed Belém, é responsabilidade dos cooperados aprovar o balanço quando os critérios para a sua apresentação estão em conformidade com a lei, e quando os registros deles constantes representam a real situação da cooperativa no final daquele exercício. "Mas aprovar o balanço não significa que os cooperados concordem ou aprovem os atos de gestão praticados pela diretoria anterior. A Assembleia Geral é órgão máximo da estrutura cooperativa cuja competência está prevista na lei e no estatuto. A vontade da Assembleia Geral é expressa através do voto e, pelo voto, chegou-se à conclusão de que houve prática de atos de gestão incompatíveis com o interesse da cooperativa, graves o suficiente para levar à destituição da diretoria anterior".

VEJA MAIS

image Contas do exercício fiscal de 2022 da Unimed Belém são aprovadas por cooperados
Aprovação, segundo advogada da diretoria executiva afastada em janeiro, mostra que não houve cometimento de falta grave por parte do grupo

image Unimed Belém: nova diretora-geral promete focar na melhoria da assistência ao usuário
Médica Liane Rodrigues também quer implementar avanços na valorização do cooperado

image Dra. Liane Rodrigues é eleita diretora-geral da Unimed Belém
A eleição para a escolha da Diretoria Executiva da Unimed Belém aconteceu neste sábado, dia 4, no Hotel Sagres. Liane foi eleita com 637 votos. Ela é a primeira mulher a estar no cargo.

image Diretoria da Unimed Belém é destituída por supostas irregularidades; defesa nega acusação
A advogada que representa a diretoria destituída informou ao Grupo Liberal que vai recorrer da decisão

A defesa da diretoria destituída afirma que a decisão que afastou os diretores foi tomada sob justificativa de cometimento de faltas graves, sobretudo no campo financeiro, e que a aprovação das contas pode mudar a situação. Porém, segundo a nova gestão, houve nova Assembleia Geral cuja legalidade também foi questionada em juízo, tendo o Tribunal de Justiça do Estado do Pará, ratificado, mais uma vez, a sua validade. Houve, então, a eleição e posse da diretoria para o biênio 2023/2025, escolhida por 65% dos votantes presente. 

"Por meio da presente nota, a Unimed Belém vem repor a verdade, bem como manifestar repúdio a toda e qualquer manifestação pública que põe em xeque as deliberações da assembleia geral, as quais já foram reiteradamente afirmadas pelo Poder Judiciário paraense, manifestações essas que atentam contra a imagem e os interesses da Cooperativa e sujeitas a responsabilizações legais", concluiu a Unimed Belém. 

A nota, é assinada pela diretora geral, Liane Rodrigues, pelo diretor financeiro, Eduardo Carvalho, pela diretora de Provimntos e Rede, Áurea Nunes, pelo diretor Administrativo, Alan Cavalcante, e pelo diretor de Recursos Próprios, Katsuro Harada. 

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Política
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM POLÍTICA

MAIS LIDAS EM POLÍTICA