Delegado Fonseca reassume a prefeitura de Oriximiná após ter mandato cassado; entenda

Na noite desta terça-feira (22), em Oriximiná, uma nova reviravolta mudou o cenário político na cidade.

Andria Almeida

Uma ação judicial proferida na noite desta terça-feira (22) deu mais um capítulo para a dança da cadeira na prefeitura de Oriximiná. Dessa vez a nova decisão judicial reconduziu o ex-prefeito, delegado Willian Fonseca, ao cargo de gestor municipal.

Segundo a decisão, a Câmara do de vereadores não tinha autonomia para julgar a ação que cassou o delegado do cargo de prefeito, pois esta deveria passar pelo judiciário. A ação determinou a reintegração imediata de Fonseca ao cargo de prefeito.

“Portanto, o procedimento instaurado pela Câmara, caso o fato investigado típico fosse, padeceria também de uma questão de ordem pública, mais especificamente quanto a competência para processar os fatos investigados, pois, conforme distinção feita pelo próprio Decreto Lei 201/67, caberia ao Poder Judiciário o julgamento de tais fatos e não ao Poder Legislativo, como o fez”, destacou o trecho da sentença.

Exonerações na prefeitura

Ainda na noite desta terça-feira (22) foram feitas 16 exonerações de peças-chaves do atual governo municipal.

Segundo fontes ouvidas pelo O Liberal, após a disponibilização da sentença no sistema da Justiça Estadual, apoiadores de Fonseca invadiram o prédio da Prefeitura e trocaram a foto do gestor interino pelo recém reempossado.

Em nota, o prefeito Argemiro Diniz esclarece, que achou arbitrária a invasão do grupo do Delegado Fonseca ao invadir a prefeitura de Oriximiná.

A nota enfatizou que o prefeito Argemiro foi orientado pelo juiz a entregar a chave da prefeitura somente depois que fosse notificado, decisão que não foi respeitada.

“Ontem mesmo, começaram as exonerações dos servidores. Por fim, acreditamos que a justiça será feita”, concluiu a nota

Entenda o caso

O processo de cassação de Willian Fonseca, conhecido como Delegado Fonseca, ocorreu no dia 22 de outubro de 2021. Wilian Fonseca é acusado de suposta infração político-administrativo, a exemplo de contratação de pessoal para cargos não criados por lei, além da beneficiação de aliados políticos. Depois de cassado, Fonseca chegou a retornar para a prefeitura por outras três vezes, todas as decisões de reintegração ao cargo foram derrubadas posteriormente.

A última dessas suspensões, ocorreu na terça-feira, 21 de dezembro, e foi deferida pela presidente do Tribunal de Justiça do Pará (TJ-PA), Célia Regina de Lima Pinheiro.

Em seguida, o prefeito havia retornado à prefeitura após uma liminar da desembargadora Gleide Pereira de Moura, no plantão do 2º grau de jurisdição, no sábado, 18 de dezembro de 2021.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Política
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM POLÍTICA

MAIS LIDAS EM POLÍTICA