CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Consignado: Lula propõe teto de juros de 1,97% ao mês para empréstimo a aposentados

Previdência defendia uma taxa abaixo de 1,90%, já bancos privados queriam 1,99% Previdência defendia uma taxa abaixo de 1,90%, já bancos privados queriam 1,99%

Emilly Melo
fonte

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) propôs o percentual de 1,97% ao mês para o teto de juros do crédito consignado para aposentados e pensionistas do INSS. A proposta foi feita durante reunião com a equipe ministerial, nesta terça-feira (28). 

A taxa defendida pelo Ministério da Previdência era abaixo de 1,90%, já a dos bancos privados era de 1,99%. A proposta do presidente será levada para o Conselho Nacional de Previdência Social (CNPS), responsável pela definição da taxa.

Nesta terça, o CNPS se reúne para tentar resolver o impasse que gerou ao reduzir o teto de juros cobrado nos empréstimos consignados para aposentados e pensionistas do INSS.

No dia 13 de março, o colegiado baixou o limite de juros de 2,14% para 1,70% nas operações convencionais de consignado para os beneficiários. 

A medida levou os bancos a suspender a modalidade de empréstimo. As instituições financeiras afirmam que, com o novo teto, não é possível arcar com os custos de captação de clientes.

Diante da suspensão, o governo decidiu rever a redução. Em entrevista, o ministro da Casa Civil, Rui Costa, disse que a taxa máxima seria elevada, para um patamar abaixo de 2%.

(*Emilly Melo, estagiária, sob supervisão de Keila Ferreira, coordenadora do Núcleo de Política)

 

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Política
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM POLÍTICA

MAIS LIDAS EM POLÍTICA