CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Candidatos podem realizar comícios até quinta-feira

Já sexta-feira (1º) é o último dia para entrevistas de mídia escrita

O Liberal

Pela lei eleitoral, esta quinta-feira (29) é o último dia que os candidatos às eleições do dia 2 de outubro poderão realizar comícios e reuniões públicas.

A regra também vale para os debates em rádios e emissores de televisão, bem como a exibição de propaganda eleitoral gratuita.

Os candidatos poderão conceder entrevistas para a imprensa escrita, tanto em veículos impressos quanto para a internet, até a sexta-feira (30).

O uso de amplificadores de som e alto falantes em campanhas, com jingles de candidatos, por exemplo, serão permitidos até às 22h do sábado (1), dia que antecede a votação.

A regra também vale para carreatas, passeatas e caminhadas. 

Desde terça-feira (27), os eleitores só podem ser presos ou detidos em casos de flagrante. A medida, referente ao artigo 236 do Código Eleitoral (Lei nº 4.737), determina que nenhuma autoridade poderá, a partir de cinco dias antes do pleito, prender ou deter qualquer eleitor que não seja de maneira flagrante.

A norma já está em vigor para os candidatos desde o dia 17 de setembro.

Números da eleição

Exatos 6.082.313 milhões de eleitores no Pará irão às urnas escolher representantes para Presidência da República, Governo do Estado, Senado Federal, Câmara dos Deputados e Assembleia Legislativa. Em Belém, o quantitativo de eleitoras e eleitores aptos a votar é de 1.065.620 pessoas.

O estado conta com 100 zonas eleitorais; 19.704 seções e 5.371 locais de votação. Na capital, são 10 zonas eleitorais; 2.860 seções e 355 locais de votação, sendo 332 urbanos e 4 ribeirinhos. Serão usados 1.367 pontos de transmissão, por onde serão repassados ao Tribunal Superior Eleitoral ((TSE) os dados das urnas ao final da votação.

Serão usadas, 23.873 urnas eletrônicas no estado, desse total, 3.611 serão de contingência. O modelo mais recente, o 2020, será usado na Região Metropolitana de Belém e região nordeste paraense.

A eleição vai envolver cerca de 90 mil pessoas, entre juízes, promotores, servidores, terceirizados, técnicos e mesários.

Confira as datas da reta final do primeiro turno: 

29 de setembro - data limite para comícios, reuniões públicas, debates em rádio e TV e exibição de propaganda eleitoral gratuita

30 de setembro - data limite para entrevistas para a imprensa escrita, seja em papel ou na internet

1º de outubro - data limite para carreatas, passeatas, caminhadas e campanha na rua em geral, além do uso de alto falantes

02 de outubro - 1º turno das eleições

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Política
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM POLÍTICA

MAIS LIDAS EM POLÍTICA