CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Câmara Municipal retorna do recesso com sessão em Mosqueiro

Os vereadores devem passar ainda por Icoaraci e Outeiro neste segundo semestre, como parte do projeto Câmara Itinerante

Eduardo Laviano
fonte

A Câmara dos Vereadores de Belém realizou sessão itinerante no distrito de Mosqueiro na manhã desta segunda-feira (2). A primeira sessão do projeto "Câmara Itinerante" contou com a presença de 26 dos 35 vereadores.

Com microfone aberto ao público, a sessão marcou o retorno do legislativo, após o recesso de julho, e debateu temas como investimentos para saneamento, saúde e cultura na ilha e até a possibilidade de emancipação do distrito. 

A sessão ocorreu na quadra da Escola Estadual Honorato Filgueiras e contou com aproximadamente 165 pessoas.

O objetivo do projeto, segundo o presidente da casa Zeca Pirão (MDB), é aproximar a população da ilha do parlamento e ouvi-los sobre as necessidades do distrito, que possui 50 mil habitantes.

“Precisamos lembrar que Mosqueiro não é só praia, um destino de férias. Aqui nós temos moradores ao longo da semana que precisam de serviços e do apoio do legislativo”, afirmou o vereador Fernando Carneiro (Psol), autor do projeto Câmara Itinerante, protocolado em 2013 e aprovado somente em 2021.

image Emancipação de Mosqueiro é discutida em sessão da Câmara na ilha
Distrito de 50 mil habitantes é gerido por agência distrital da prefeitura de Belém

Saneamento básico, pavimentação e acesso à água foram os temas mais mencionados, mas os vereadores também citaram a importância de investimentos para a reforma da Unidade de Saúde Básica da Baía do Sol, a realocação do ponto de ônibus que liga o bairro de São Brás ao distrito, a criação de um linha de transporte público para atender os moradores do Furo das Marinhas e também a necessidade de uma atenção especial ao Porto do Pelé, para o escoamento da produção de açaí da ilha.

image Microfone foi aberto para falas dos moradores (Ivan Duarte/O Liberal)

Na opinião da ativista Natasha Fox, a ideia da sessão foi excelente. Para ela, Mosqueiro carece de um olhar preocupado com a geração de emprego e renda na ilha.

Segundo Fox, além do turismo, é importante que os moradores da sejam capacitados para atuarem em outras áreas de mercado de trabalho.

"Precisamos formar as pessoas para que a mão de obra da ilha seja valorizada. Mas não temos nenhuma iniciativa assim. Não tem oportunidade de trabalho, estudo. Nada. É só veraneio. Só isso. Mas queremos mais. Nós que moramos nas periferias que sabemos onde o calo aperta. Estamos abandonados", desabafa ela.

image Vereador apoiou iniciativa e quer levar gabinete do mandato para a ilha (Ivan Duarte/O Liberal)

O vereador Augusto Santos (Republicanos) foi o que mais recebeu votos em Mosqueiro nas eleições municipais de 2020. Inspirado pela sessão, ele decidiu que abrirá um gabinete na ilha nos próximos dois meses para que o contato com o parlamento não se limite ao projeto Câmara Itinerante.

"Vejo isso que está ocorrendo hoje como um marco, de verdade. Uma coisa é estar lá na Câmara preso, outra coisa é montar essa estrutura aqui para ouvir a comunidade. Seria um tempo muito grande para eles se deslocarem para o centro de Belém. É muito bom escutar essas demandas de perto", conta.

Este tipo de iniciativa dá significado para o mandato de vereador, na opinião de Fábio Souza (PSB). Ele lembra que o cargo serve exatamente para estabelecer interlocução entre o poder executivo e a comunidade.

"Mosqueiro tem um histórico de sofrimento, obras não concluídas, carência de transporte público. Mosqueiro teve uma ampliação muito grande do ponto de vista populacional nos últimos quinze anos e isso precisa ser visto. Também estou feliz por ser a primeira sessão pós-pandemia com a presença de público, algo que a gente sente falta dentro da Câmara", destaca o parlamentar. 

Presença de luxo

Desde o início da sessão, todos estavam cientes que o microfone da tribuna estava aberto para os presentes discursarem.

O que ninguém esperava era que alguém aparecesse lá para cantar: o cantor e compositor Eloy Iglesias surpreendeu a todos ao entoar "Pecados de Adão", hino da música muito popular paraense, arrancando aplausos de vereadores e cidadãos.

image Conhecido pelos looks extravagantes, Eloy estava discreto com camisa do arco-íris e sandália (Ivan Duarte/O Liberal)

"Mosqueiro faz parte das nossas vidas e todo mundo tem uma história boa para contar aqui. Por isso que a população precisa comparecer, se fazer ouvir, sugerir ideias. Mosqueiro é um lugar lindo que merece mais investimento, principalmente no turismo. Deveria virar destino nacional, com o turista chegando no aeroporto e já sendo trazido direto para cá", opinou o artista. 

O projeto Câmara Itinerante deve passar ainda pelos distritos de Icoaraci e Outeiro neste segundo semestre de 2021. A ideia é que a cada dois meses o parlamento realize sessões externas.

Já as sessões na sede da Câmara no bairro do Marco seguem ocorrendo terças e quartas, de modo presencial e com participação do público liberada nas galerias.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Política
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM POLÍTICA

MAIS LIDAS EM POLÍTICA