CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Saúde estuda rebaixar de pandemia para endemia situação da Covid-19 no Brasil, diz Bolsonaro

Caso o rebaixamento de fato ocorra, a doença provocada pelo coronavírus deixará de ser vista como uma emergência de saúde

Luciana Carvalho
fonte

Nesta quinta-feira (03), o presidente Jair Bolsonaro afirmou que o Ministro da SaúdeMarcelo Queiroga, estuda rebaixar, de pandemia para endemia, o status da Covid-19 no Brasil. Desde março de 2020, a Organização Mundial de Saúde (OMS) classifica que o planeta vive uma pandemia. As informações são do portal G1 Brasília.

Endemia é o status de doenças recorrentes, típicas, que se manifestam com frequência em uma determinada região, mas para a qual a população e os serviços de saúde já estão preparados.

Caso o rebaixamento de fato ocorra, a doença provocada pelo coronavírus deixará de ser vista como uma emergência de saúde e muitas das restrições, como uso de máscaras, proibição de aglomerações e exigência do passaporte vacinal, deixarão de ser aplicadas.

VEJA MAIS

image Estado brasileiro encerra exigência de máscaras nas escolas para crianças; saiba qual
Agora, o uso da máscara de proteção fica a critério dos pais ou responsáveis

image Covid-19: confira os pontos de vacinação na Grande Belém nesta quinta-feira (3)
Na capital paraense, o destaque fica por conta do início da imunização de idosos com a 4ª dose

Bolsonaro, e aliados do presidente, têm criticado desde o início da pandemia as restrições adotadas para reduzir o contágio da doença e as mortes provocadas por ela.

Legislação

"Em virtude da melhora do cenário epidemiológico e de acordo com o § 2° do Art. 1° da Lei 13.979/2020, o Ministro da SaúdeMarcelo Queiroga, estuda rebaixar para ENDEMIA a atual situação da COVID-19 no Brasil", informou Bolsonaro por meio de uma rede social.

A lei citada por Bolsonaro na rede social diz que um ato do ministro da Saúde “disporá sobre a duração da situação de emergência de saúde pública” provocada pela Covid-19.

A lei também determina que ato do ministro tratará sobre as condições e os prazos aplicáveis às medidas de prevenção previstas na própria lei, como:

► Isolamento;

► quarentena;

► Uso obrigatório de máscara;

► Realização compulsória de exames médicos, testes laboratoriais, coleta de amostras clínicas, vacinação e outras medidas profiláticas;

► Tratamentos médicos específicos.

Mudança precipitada

Na semana passada, com média móvel acima de 800 óbitos diários, o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, disse que a vacinação contribui para acabar com o "caráter pandêmico da Covid-19" e sinalizou que o governo avalia os dados epidemiológicos para rebaixar a classificação da doença para a de uma "endemia".

Na ocasião, especialistas entrevistados pelo g1 avaliaram que a mudança de pandemia para endemia é uma decisão complexa e que, diante do atual cenário, seria "arriscada", "precipitada" e de um "otimismo preguiçoso".

O Brasil já registrou 650 mil mortes provocadas pela Covid-19. A média móvel de mortes está em 509 por dia, mas vem registrando queda.

(Luciana Carvalho, estagiária, sob supervisão de Keila Ferreira, Coordenadora do Núcleo de Política.)

 

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Política
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM POLÍTICA

MAIS LIDAS EM POLÍTICA