CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Biometria: 630 mil títulos de eleitor foram cancelados no Pará

Dados foram computados pelo TRE/PA ao longo de 10 anos de implantação do sistema no Estado

Elisa Vaz

Ao longo dos 10 anos de implantação da biometria no Pará, cerca de 630 mil títulos foram cancelados por conta do não comparecimento no prazo da revisão. Com o documento cancelado, o eleitor fica impossibilitado de assumir cargos públicos, emitir passaporte, sacar benefícios sociais como bolsa família e seguro defeso, e fica impedido de exercer o direito ao voto, além de outras penalidades.

Um levantamento do TRE-PA mostrou que, nos 48 primeiros municípios onde o regional intensificará o processo de regulamentação eleitoral, existem 197.713 eleitores com títulos cancelados. A cidade que tem o número mais elevado é Marabá (21.190), seguida de Itaituba (13.579), Altamira (10.279), Abaetetuba (9.153), Breves (8.081), Cametá (7.138), Novo Repartimento (6.991), Benevides (6.147), Igarapé-Miri (6.056), Dom Eliseu (5.696) e Moju (5.668). Outras localidades serão divulgadas posteriormente.

O eleitor que ainda possuir pendências a resolver com a Justiça Eleitoral, ou que tenha interesse em alterar o seu local de votação, tem até o dia 6 de maio para procurar o cartório eleitoral mais próximo, com um documento oficial com foto e comprovante de residência atualizado para regularizar o registro. Este é prazo final para atualização dos dados, e quem não se regularizar terá o título cancelado e perderá o direito de participar da corrida eleitoral de 2020.

Quanto ao e-título, o secretário de Tecnologia e Informação do TRE/PA, Felipe Brito, orienta que a ferramenta é uma maneira de dar mais facilidade ao eleitor. “Qualquer pessoa que saiba seus dados consegue entrar no título digital. Uma das vantagens é que ele pode ser apresentado como documentação oficial, porque há um QR code para validar. Além disso o eleitor tem acesso a relatórios sobre a sua situação eleitoral”, mencionou. Ele ainda disse que, em longo prazo, há um planejamento para que possam ser feitos atendimentos aos eleitores por meio do aplicativo, sem precisar ir a um cartório.

O eleitorado paraense que está apto a votar é composto por 51% de mulheres e 49% de homens. Do total de eleitores, 75% têm entre 16 e 50 anos, 19% entre 16 e 24 anos, 29% entre 25 e 36 anos e 27% entre 37 e 50 anos.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Política
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM POLÍTICA

MAIS LIDAS EM POLÍTICA