CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Barroso pede vista do processo sobre ampliação do foro privilegiado de autoriades

Proposta de Gilmar é manter o foro privilegiado mesmo após a autoridade deixar o cargo

O Liberal
fonte

O presidente do Supremo Tribunal Federal, Luís Roberto Barroso, pediu  sexta-feira (29) vista do processo que pretende ampliar, na prática, a regra do foro privilegiado de autoridades. O ministro Gilmar Mendes havia votado favoravelmente à matéria. Ele foi seguido pelos ministros Cristiano Zanin, Flávio Dino, Alexandre de Moraes e Dias Toffoli, todos favoráveis à mudança do entendimento atual.

A proposta de Gilmar é manter o foro privilegiado mesmo após a autoridade deixar o cargo, desde que o crime tenha sido cometido durante o exercício da função. Isso incluiria situações de renúncia, não reeleição, cassação, entre outras. Essa visão difere do que foi decidido pelo STF em 2018.

Até agora, o placar está em 5 a 0 pela ampliação do foro privilegiado. O presidente do tribunal, Luís Roberto Barroso, pediu vista do processo, o que suspende o julgamento temporariamente. Antes do pedido de vista, o placar estava em 4 a 0 a favor da ampliação do foro, e o ministro Moraes antecipou seu voto.

VEJA MAIS

image STF forma maioria para confirmar prisão de suspeitos de mandar matar Marielle Franco
Juntamente com Moraes, os ministros Cármen Lúcia, Cristiano Zanin e Flávio Dino também votaram a favor das prisões

Gilmar Mendes argumentou que é necessário "recalibrar os contornos" do foro privilegiado, destacando que a competência dos tribunais para julgamento de crimes funcionais deve prevalecer mesmo após o término das funções públicas, exceto em casos de crimes cometidos antes da investidura no cargo ou que não tenham relação com o exercício do mesmo.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Política
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM POLÍTICA

MAIS LIDAS EM POLÍTICA