Autor de projeto que proíbe canudo de plástico conta com sanção

Proposta foi aprovada em agosto pela Câmara Municipal de Belém

Redação Integrada de O Liberal
fonte

Autor do projeto que proíbe o uso de canudinhos plásticos em restaurantes, bares, quiosques, comércio ambulante, hotéis e similares de Belém, o vereador Toré Lima (PRB) espera a sanção da medida pelo prefeito de Belém, Zenaldo Coutinho, para que ela se transforme em Lei. "Ele não vai vetar, será sancionado", afirmou o parlamentar, explicando que já conversou com o prefeito sobre o assunto. A proposta foi aprovada no último dia 14 de agosto, pela Câmara Municipal de Belém, que tem prazo de até dez dias para enviar a redação final do projeto ao Poder Executivo, de acordo com Toré. Pelo texto aprovado, a Lei deve entrar em vigor 18 meses após a publicação no Diário Oficial do Município.

O projeto também se aplica à venda de cotonetes higiênicos feitos com hastes de plástico não biodegradáveis ou oxi-biodegradáveis, pelo comércio atacadista e varejista no município de Belém. Ainda foi apresentada uma emenda aditiva, de autoria do vereador Fernando Carneiro (PSOL), que proíbe o uso de copos e pratos plásticos no âmbito de Belém. Ou seja, além dos canudinhos, esses utensílios também ficariam proibidos pela nova Lei.  Ainda segundo Toré Lima, em caso de descumprimento, a proposta prevê multa de R$ 800, devendo ser corrigida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA).

"Nós estamos aqui, na Câmara Municipal, tentando fazer a semana ou o Dia de Belém sem plástico, que é para mexer com a questão da conscientização", declarou o parlamentar. Em 2017, os vereadores já haviam aprovado outro projeto, de autoria de Mauro Freitas (DC) instituindo a disponibilidade de uso de sacolas ecológicas, em substituição das sacolas plásticas convencionais nos estabelecimentos comerciais no município. "No caso das sacolas plásticas dos supermercados, o grande problema é que muitas redes começaram a cobrar as sacolas retornáveis e a população já é carente. Tem que haver conscientização também pelos empresários e pela população. A gente entende a carência, muita gente utiliza a sacola para o lixo. Mas é preciso ter essa conscientização que o plástico é danoso para o meio ambiente", concluiu Toré Lima.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Política
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM POLÍTICA

MAIS LIDAS EM POLÍTICA