CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Audiência pública discute procedimentos da Auditoria da Votação Eletrônica nas Eleições 2022

Encontro ocorre de 9h às 12h, no plenário do TRE Pará

O Liberal

Uma audiência pública nesta segunda-feira (22) vai abordar os procedimentos da Auditoria da Votação Eletrônica nas Eleições Gerais 2022. A ideia é informar e definir sobre os procedimentos e critérios a serem utilizados. Devem estar presentes os representantes dos partidos políticos, a OAB Seção Pará, a Procuradoria Regional Eleitoral, a Polícia Federal, entre outras entidades; sendo ainda aberta ao público em geral e à imprensa. A audiência ocorre de 9h às 12h, no plenário do TRE Pará.

A audiência inclui a apresentação dos integrantes da Comissão de Auditoria da Votação Eletrônica (Cave), que é presidida pelo juiz Marcus Alan Gomes, e uma breve explanação sobre o que é a Auditoria da Votação Eletrônica; também serão definidos critérios de escolha ou sorteio das seções eleitorais com urnas que passarão pelos testes; os critérios para preenchimento, coleta e armazenamento de votos que serão usados; além de informar sobre os locais e horário onde ocorrerá a auditoria - que este ano será descentralizada, ocorrendo em Belém e Marabá.

Conheça as mudanças

Entre as mudanças observadas pela Resolução TSE nº 23.673/2021 destaca-se a ampliação do número de urnas eletrônicas destinadas ao Teste de Integridade. Este ano, 27 equipamentos de diferentes seções e municípios do Estado serão escolhidas/sorteadas na véspera das eleições para serem encaminhadas para a auditoria, que em Belém, ocorrerá na Arena Guilherme Paraense, o “Mangueirinho” (com 17 urnas); e no sudeste ocorrerá no Centro de Convenções de Marabá (com 10 urnas).

Outras oito urnas eletrônicas passam pelo Teste de Autenticidade, que se diferencia do outro teste por ocorrer sem o deslocamento da urna, dentro da própria seção eleitoral, com a presença do juiz eleitoral, representantes dos partidos políticos e Ministério Público Eleitoral. A auditoria em suas duas modalidades ocorre paralelamente às Eleições Gerais, no dia 2 de outubro.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Política
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM POLÍTICA

MAIS LIDAS EM POLÍTICA