Assessor de Bolsonaro, Filipe Martins faz gesto supremacista no Senado; assista

Filipe Martins nega que tenha feito referência ao supremacismo branco

Com informações do portal Forum

Filipe Martins, assessor internacional de Jair Bolsonaro (sem partido), foi flagrado pelas câmeras da TV Senado fazendo um gesto supremacista branco, nesta quarta-feira (24). Ele fez o gesto chamado“dog whistle” (“apito de cachorro”, em português).

O assessor aparecia atrás do presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG), quando fez com as mãos um gesto que remete ao símbolo “WP”, em referência a lema “white power” (“supremacia branca”). O gesto, parece um simples “OK”, é classificado desde 2019 como “uma verdadeira expressão da supremacia branca” pela Liga Antidifamação dos Estados Unidos.

“Ele fez um sinal de supremacia branca enquanto arruma o terno. É muito difícil ele dizer que não sabe o que está fazendo. É um sinal de supremacia branca. É um sinal que é usado como senha em diversos grupos”, explicou a antropóloga Adriana Dias, doutora em antropologia social e que pesquisa o fenômeno do nazismo.

Após a repercussão da cena, Martins negou que tenha feito o gesto em referência ao supremacismo. O assessor se defendeu, dizendo que estava “ajeitando a lapela o terno”. O presidente do Senado mandou a instaurar um procedimento de investigação contra o assessor.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Política
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM POLÍTICA

MAIS LIDAS EM POLÍTICA