CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Após diplomação, Câmaras de Vereadores se preparam para a posse dos eleitos

Em Belém, cerimônia será presencial, às 15h, mas com restrições em razão da pandemia

Keila Ferreira

Concluída a etapa de diplomação, as câmaras de vereadores se preparam para a posse dos eleitos, no dia 1º de janeiro, quando eles assumem oficialmente os cargos para os quais foram escolhidos pela população.

Em Belém, a cerimônia está marcada para iniciar às 15h e será presencial, mas com várias restrições em razão da pandemia do novo coronavírus, segundo o vereador Mauro Freitas (PSDB), atual presidente da Câmara Municipal da capital paraense. O evento marcará também a escolha da nova mesa diretora para o próximo biênio.

De acordo com Mauro Freitas, cada vereador eleito poderá levar apenas um convidado. Os acompanhantes dos políticos que serão empossados ficarão em uma área reservada, chamada Tribuna de Honra da Câmara. “Nós vamos preparar esse espaço para receber essas pessoas”, explicou o atual presidente da CMB. O uso de máscara será obrigatório. O parlamentar diz ainda que vai ser disponibilizado álcool gel e haverá orientação para garantia do distanciamento necessário. 

No plenário, será autorizada a presença apenas dos 35 vereadores, prefeito e vice-prefeito eleitos e alguns servidores necessários para o andamento dos trabalhos. “A imprensa, como foi em toda a nossa gestão, terá tratamento especial, porque na Câmara temos espaço exclusivo para a imprensa, inclusive com salas reservadas para entrevista”.

A sessão inicia às 15h ainda sob a presidência de Mauro Freitas, que foi reeleito no pleito municipal de novembro e vai conduzir a eleição da futura mesa executiva e diretora, com a escolha do novo presidente, vice-presidentes e secretários da Câmara. “Eu emposso os novos componentes da mesa executiva e diretora e desço para a plenária, e o novo presidente convoca o atual prefeito e vice eleito para fazer a posse”, explica o parlamentar.

Segundo ele, são sessões distintas: a das 15h, de eleição da mesa, e outra que deve iniciar após às 16h, para a posse oficial do novo gestor da cidade e seu vice. As chapas formadas para concorrer à mesa diretora podem se inscrever no mesmo dia, mas Mauro observa que, geralmente, há consenso em torno de uma única chapa.  

Algumas questões envolvendo a preparação da cerimônia de posse ainda estão sendo definidos, como por exemplo, a ordem ou quem irá se pronunciar no dia. Uma das sugestões do presidente da Câmara é que os vereadores não se pronunciem na primeira sessão, para eleição da mesa, deixando as falas apenas para a sessão seguinte, de posse dos prefeito e vice.

MUDANÇAS

Dos 35 vereadores da Câmara, 17 se reelegeram. Isso significa que, no próximo ano, 18 novos parlamentares entrarão na casa. Também houve um aumento de 50% na bancada feminina do Poder Legislativo Municipal da capital paraense, que sairá de quatro para seis vereadoras.

A mais votada entre as mulheres foi Vivi, do PSOL, com 9.654 votos. Ela ficou em quinto lugar entre os vereadores mais votados para Belém, nesta eleição, porém, é a primeira suplente de Edmilson Rodrigues e assumirá a vaga deixada por ele na Câmara dos Deputados. Com isso, Nazaré Lima, também do PSOL, recupera seu posto na Câmara Municipal, ficando no lugar de Vivi.

Quanto aos partidos, a maior bancada será o MDB, com quatro parlamentares. O Republicanos e o PSOL terão três cada. PROS, PL, PSDB, PT, PODE, PSB, e Patriota elegeram dois vereadores, cada sigla. Já PTB, Avante, Solidariedade, DEM, PTC, PSC, Cidadania, PP, PSD, PC do B e PST vão ter um vereador, na próxima legislatura.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Política
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM POLÍTICA

MAIS LIDAS EM POLÍTICA