CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Após caso Monark, Bia Kicis quer criminalizar o que classifica como falsa acusação de nazismo

Para ela, tem ocorrido a 'banalização de acusações de nazismo de tal forma a assassinar a reputação de pessoas'

O Liberal
fonte

Um projeto de Lei apresentado na última segunda-feira, pela deputada federal Bia Kicis (PSL-DF), criminaliza a falsa acusação de nazismo e estabelece pena de reclusão de dois a cinco anos e multa a quem "acusar alguém, falsamente, por qualquer meio, de ser nazista". A autora da proposta alega que "temos visto a banalização de acusações de nazismo de tal forma a assassinar a reputação de pessoas”. As informações são da Agência Estado.

O projeto surge na esteira dos acontecimentos das últimas semanas, que impulsionaram o debate sobre o tema após a polêmica envolvendo o episódio do "Flow Podcast” em que o apresentador Monark defendeu a criação de partido nazista e Kim Kataguiri disse achar errado a Alemanha ter criminalizado o nazismo.

Outros deputados, como Bibo Nunes (PSL-RS), Carla Zambelli (PSL-SP), Alê Silva (PSL-MG), Junio Amaral (PSL-MG), Guiga Peixoto (PSL-SP) e Daniel Silveira (PSL-RJ), também assinam a proposta.

Para Kicis, houve "banalização" do termo nazista e opositores tentam "assassinar reputações" por meio de acusações dessa natureza. Ela citou o jornalista Adrilles Jorge, demitido da rádio "Jovem Pan" após fazer um gesto que foi associado à saudação nazista "sieg heil", logo após opinar sobre o caso Monark. A deputada argumenta que o comentarista deu um "tchau mal interpretado".

Outro caso citado por Kicis foi do assessor especial Felipe Martins, denunciado pelo Ministério Público Federal por fazer um gesto típico dos supremacistas brancos durante uma sessão do Senado.

"Nenhum cidadão pode ser banalmente chamado, nem por humor ou charge, de nazista. É uma imputação gravíssima, incomparável, sem precedentes. Nazismo deve mesmo ser crime, assim como a falsa acusação de nazismo, que levianamente tem sido feita contra opositores políticos", diz a deputada. 

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Política
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM POLÍTICA

MAIS LIDAS EM POLÍTICA