CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Alepa aprova nome do ex-senador Fernando Ribeiro para conselheiro do TCE

Ele assume a vaga deixada por André Dias, que morreu no dia 31 de março, em São Paulo, de insuficiência respiratória

Keila Ferreira

A Assembleia Legislativa do Estado do Pará (Alepa) aprovou o nome do ex-senador Fernando Ribeiro para conselheiro do Tribunal de Constas do Estado do Pará (TCE-PA), na vaga deixada por André Dias, que morreu no dia 31 de março, em São Paulo, de insuficiência respiratória. Ribeiro foi indicado pelo governador Helder Barbalho e passou por arguição, no início da tarde desta quarta-feira (8), no Poder Legislativo paraense. Em seguida, o nome dele foi aprovado à unanimidade, em votação simbólica, por aclamação. 

“Eu gostaria de agradecer a todos. Confesso que pelos contatos que tive, estava otimista em relação a receptividade aqui nessa assembleia, mas superou e muito as minhas expectativas. Considero que o maior item de qualquer currículo meu é um item subjetivo, que é ser grato e leal aos meus amigos, a qualquer amigo que ao longo da minha trajetória de vida ou profissional tenha colaborado comigo. Saio daqui com a certeza e quero que vocês tenham a certeza que a minha maneira de proceder vai se estender, toda vez que tiver alguma necessidade de interlocução com a minha função institucional”, declarou. 

Antes da votação, Fernando Ribeiro fez um pronunciamento aos deputados estaduais presentes e afirmou que também representa o parlamento, por já ter exercido mandato na Alepa e no Senado Federal, por dois anos, durante o afastamento do senador Jader Barbalho. 

Ele fez um resumo de sua trajetória política, com destaque para a atuação no parlamento estadual, onde participou da Assembleia Geral Constituinte. 

Deputados estaduais subiram à Tribuna para falar sobre a escolha do nome de Fernando à corte de Contas, entre eles, Victor Dias (PSDB), filho de André Dias.

“Apesar de ser um momento triste da minha vida particular, afinal foi a perda não só do meu pai, mas do meu melhor amigo, e é uma dor que eu vou ter que aprender a conviver, eu fico por outro lado feliz de num momento de despedida dele, ele estar me dando a oportunidade de retribuir o que um dia o Dr. Fernando Ribeiro fez à minha família. Quando ele abdicou a possibilidade de ser um suplente de Senado em nome do meu avô, Juvêncio Dias”, declarou, afirmando que isso teve uma influência na trajetória política do pai.  

Segundo Victor, a vida política de André Dias, assim como a de Fernando Ribeiro, começou ainda na década de 1990, quando Jader Barbalho convidou Dias para ser senador. Ele ficou como primeiro suplente e foi convidado para ser presidente da Paratur. “Ele tinha um sonho para aquele tribunal, de não apenas fazer o acompanhamento das contas públicas, mas lutar pela eficiência do gasto público”, afirmou. 

Para o deputado Thiago Araújo (Cida), no momento em que a sociedade exige transparência e responsabilidade, o papel dos Tribunais de Contas são importantes para garantir a correta aplicação dos recursos públicos. Deputado da oposição, Thiago também votou favorável ao nome de Ribeiro.

“Por entender da sua competência, da sua experiência. O TCE, assim como TCM, é fundamental no desenvolvimento e qualidade de vida da população. São entidades que a grande maioria da população não consegue ter dimensão da importância para o dia a dia da sociedade paraense. É fundamental registrar que quanto mais transparência, legalidade, moralidade a gente tiver, certamente quem ganha é a sociedade do estado do Pará”. 

Outro parlamentar que elogiou a escolha do nome de Fernando Ribeiro foi Raimundo Santos (Patriota). “A indicação que hoje é feita vem ao encontro do momento singular que o Pará está enfrentando, que é de pessoas comprometidas com transparência, com qualidade do serviço público e com cidadania”, afirmou.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Política
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM POLÍTICA

MAIS LIDAS EM POLÍTICA