Motociclista sem habilitação morre após bater em van e ser atropelado por carreta em Marituba
Segundo informações iniciais, o adolescente de 17 anos não utilizava capacete e o impacto resultou em ferimentos fatais no crânio
Um grave acidente de motocicleta resultou na morte de um adolescente de 17 anos, na tarde desta segunda-feira (19/08), na rodovia BR-316, no sentido de saída da capital, em frente à praça matriz de Marituba, na Região Metropolitana de Belém (RMB). O acidente fatal ocorreu por volta das 16h, quando o jovem bateu na traseira da van e acabou caindo embaixo de uma carreta bitrem. O trânsito ficou lento com um engarrafamento de aproximadamente seis quilômetros.
O motociclista, que não possuía habilitação, pegou a motocicleta sem autorização do responsável. Segundo apuração da Polícia Militar, testemunhas que presenciaram o acidente e o motorista da van, a van de passageiros que fazia viagem intermunicipal para Igarapé-Açu estava embarcando passageiros na parada embaixo de uma passarela. Quando logo em seguida, o jovem bateu na traseira do lado esquerdo do veículo, a vítima caiu e foi atropelado por uma carreta bitrem que seguia pela faixa ao lado.
O condutor da van e o cobrador relataram sentir o impacto na traseira do veículo e, em seguida, viram a carreta passar ao lado em velocidade. Ao saírem para verificar, encontraram o jovem caído no chão sem vida.
Não há informações se o jovem estaria de capacete. A Polícia Militar foi acionada e conseguiu interceptar a carreta em Santa Izabel. O motorista alegou não ter percebido o acidente. Ele foi encaminhado para prestar depoimento na seccional. "Acredito que ele [motorista da carreta] nem percebeu, porque como era uma bitrem o acidente ocorreu na última carreta”, disse informou o cabo Loureiro, da Polícia Militar (PM).
Uma das hipóteses levantadas é que o jovem tenha tentado ultrapassar a van, ou passar no corredor entre a van e a carreta. Segundo o agente Miranda, da Secretaria de Trânsito e Transporte de Marituba (Setran), o jovem não tinha carteira de habilitação (CNH). A moto modelo Honda Titan de cor preta, de placa QZN 3B95, era alugada para serviço de entregas. O locatário havia parado para descansar quando a moto foi pega pelo jovem, sem o seu consentimento.
Parentes e amigos da vítima também estiveram no local acompanhando o trabalho da perícia. Mesmo com a tragédia, a vítima ainda teve o celular roubado por um homem desconhecido. O jovem trabalhava numa padaria de Marituba e completaria 18 anos no próximo mês.
Matheus Cristian, que era amigo da vítima, estava com o rapaz no último domingo (18), em um balneário junto com um grupo de pessoas. “Ele era uma pessoa muito humilde. Um brincalhão. No último domingo, estávamos em um balneário ele mandava recado pelo som para todo mundo. Trabalhava como padeiro aqui em Marituba. A família dele era do Maranhão, veio morar para cá na casa de um tio”, disse emocionado.
O morador de Marituba Daniel Martins testemunhou o acidente. Segundo ele, não é incomum acidentes graves na área. "Eu pensava que tinha sido uma pessoa atravessando, mas depois vi que foi o motociclista. É um pouco comum acontecer esses acidentes aqui nesse trecho. Aquela bitrem tem ponto cego e ele passou por cima da moto, nem deve ter percebido", acredita a testemunha.
Agentes do Departamento de Trânsito (Detran) e da Perícia Científica também estiveram na área. O trânsito na BR-316 ficou parcialmente interrompido durante a operação. O acidente será investigado pela Seccional de Marituba. Os motoristas da van, da carreta e o proprietário da moto foram encaminhados para prestar depoimento na delegacia.
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA