O Tribunal do Júri de Ananindeua condenou Ozimar Silva Brito a 15 anos de prisão pelo assassinato de Sérgio Francisco da Costa Júnior, ex-conselheiro do Paysandu. O julgamento foi realizado nesta quarta-feira (4). A informação sobre a sentença foi divulgada em um perfil no Instagram dedicado a cobrar justiça pela morte da vítima.
O réu foi apontado pelas investigações como o responsável por pilotar a motocicleta utilizada no crime, observar a movimentação de Sérgio e auxiliar na fuga do homem que efetuou os disparos. Ele respondeu por homicídio qualificado.
De acordo com a publicação feita pelo perfil, os jurados reconheceram a materialidade do crime, a participação de Ozimar em coautoria, a qualificadora do motivo torpe e o uso de recurso que impossibilitou ou dificultou a defesa da vítima. Com o reconhecimento dessas circunstâncias, o crime foi classificado como homicídio qualificado.
VEJA MAIS
A sessão começou por volta das 10h e foi acompanhada por familiares de Sérgio. Cinco pessoas foram convocadas para prestar depoimento. Entre elas, o delegado responsável pelas investigações, que afirmou que Ozimar teria saído de Tailândia, no nordeste do Pará, com o objetivo de participar do homicídio em Ananindeua. Após o atentado, ele teria retornado ao município. O acusado permaneceu foragido por alguns meses, até ser preso em agosto de 2025.
O filho de Sérgio também foi ouvido e relatou aos jurados os últimos dias de vida do pai, que permaneceu hospitalizado por mais de um mês após ser baleado. Durante o julgamento, familiares também falaram sobre o sofrimento provocado pela morte e a expectativa de que os envolvidos fossem responsabilizados.
Executor dos disparos também foi condenado
O autor dos disparos, Neilson Carneiro da Silva, também foi condenado pelo assassinato. Ele foi julgado em agosto de 2026, no Fórum de Ananindeua. Neilson foi identificado como o homem que desceu da motocicleta e efetuou os tiros contra Sérgio.
O crime foi registrado por câmeras de segurança. Nas imagens, Neilson aparece usando capacete enquanto caminha em direção ao veículo onde a vítima estava. Em seguida, ele efetuou os disparos e fugiu do local.
Relembre o crime
Sérgio Francisco da Costa Júnior foi vítima de um atentado a tiros na manhã de 28 de novembro de 2024, em Ananindeua. Ele saía da casa da mãe, localizada na WE-28, no conjunto Cidade Nova 5, quando foi atacado. A vítima estava dentro de um carro quando foi atingida por diversos disparos de arma de fogo.
Conforme as investigações, Neilson Carneiro da Silva se aproximou do veículo e atirou contra o ex-conselheiro. Após a execução, ele fugiu com a ajuda de Ozimar Silva Brito, que pilotava a motocicleta utilizada na ação criminosa.
Sérgio foi socorrido e levado para um hospital, onde permaneceu internado por 33 dias. Ele morreu em decorrência das complicações dos ferimentos. A vítima deixou quatro filhos e uma neta. O filho mais novo tinha cinco anos.
