Sobe para seis o número de áreas em situação de emergência devido a seca, em Santarém

A Prefeitura do município busca ajuda para realizar ações que visem diminuir os efeitos da severa estiagem que afeta o município

Maiza Santos
fonte

Devido a severa seca que atinge o município de Santarém, novas áreas da cidade foram declaradas em situação de emergência. A decisão ocorreu após um parecer técnico da Coordenadoria Municipal de Defesa Civil, que apontou a prefeitura quais as novas regiões que também necessitavam de um maior apoio após a forte estiagem que atinge a região Amazônica. Dessa maneira, subiu para seis o número de áreas em situação de emergência.

VEJA MAIS

image Seca na Amazônia: FAMEP busca ajuda federal contra seca em municípios paraenses
Somente em Santarém, são 300 famílias atingidas pela estiagem, que provoca queda do nível das águas do Rio Tapajós

image Seca extrema: Aveiro e Itaituba decretam situação de emergência
Os decretos enumeram os possíveis prejuízos econômicos e sociais à população afetada, bem como o impacto pedagógico, de insegurança alimentar e nutricional nas comunidades ribeirinhas e aldeias indígenas

Conforme as autoridades do município, a crise hídrica que atinge Santarém prejudica as diversas comunidades ribeirinhas da área, que buscam por água potável. Além disso, também acabam afetando a realização de atividades rotineiras, devido ao desabastecimento de água e da inviabilidade da locomoção, o que causa sérios prejuízos de ordem social, econômica e humana.

Quais áreas estão em situação de emergência em Santarém?

Região do Arapixuna: comunidade Alto Jarí, Jarí do Socorro, Pindurí, Costa do Marimarituba, Centro do Marimarituba, Ilha do Bom Vento, Igarapé Açú e Tucumatuba.

Região do Aritapera: comunidade Enseada do Aritapera, Centro do Aritapera, Boca de Cima do Aritapera, Água Preta, Mato Alto, Ilha de São Miguel, Santa Terezinha, CebeçaD´onça, Praia do Surubi-Açú, Centro do Suburi-Açú, Quilombo do Surubi-Açú e Carapanatuba.

Região do Tapará: comunidade Igarapé da Praia, Boa Vista do Tapará, Ilha do Palhão, Costa do Tapará, Tapará Mirí, Barreira do Tapará, Pixuna do Tapará e Santana do Tapará.

Região do Lago Grande: São Vicente, Torrão, Cativo, Caraubal, Boa Vista, Piedade, Caranatinga/Babaçu, Ilha dos Patos e Recreio.

Região do Ituqui: São José (Quilombo), Nossa Senhora de Lourdes, Fé em Deus do Ituqui, São Raimundo, São Benedito, Aracampina, São José I e Vila São Marcos, Nova Vista e Conceição do Ituqui.

Distrito de Alter do Chão: podendo afetar e prejudicar severamente mais de 3.687 famílias.

Ajuda

Conforme a prefeitura, vários órgãos municipais estão sendo mobilizados e voluntários estão se oferecendo para atuarem nas ações que visem diminuir os efeitos da estiagem prolongada. Além disso, serão realizadas campanhas de arrecadação de recursos junto à comunidade, para facilitar as ações de assistência à população afetada pela seca. Essas ações devem ser concluídas no prazo máximo de 180 dias consecutivos e ininterruptos, contados a partir do início da situação de emergência.

 

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱

Palavras-chave

Pará
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM PARÁ

MAIS LIDAS EM PARÁ