Sespa inicia atuação contra riscos à saúde de caminhoneiros, como horas em excesso ao volante
Sespa e Sest-Senat fizeram esta terça-feira ações na BR-316, como exames e orientações para o trabalho

A Secretaria de Estado de Saúde (Sespa) e o Serviço Social do Transporte e Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (Sest-Senat) realizaram nesta terça-feira (30), no Posto Marajó da BR-316, a primeira ação do Projeto Transportando Saúde, que tem o objetivo de favorecer a melhoria da qualidade de vida e trabalho e atuar contra riscos à saúde de caminhoneiros.
Durante o dia, caminhoneiros receberam avaliação nutricional, orientação psicológica e também informações de atualização profissional, além de lições de ginástica laboral, atualização de vacinas, testes de glicemia e checagem da pressão arterial. Após o atendimento, os motoristas responderam a questionários para a avaliação do perfis dos caminhoneiros.
Tempo demais ao volante
Segundo a Sespa, a ação tem o objetivo de sensibilizar os caminhoneiros quanto à necessidade de buscar os serviços de saúde com regularidade, para assim se reduzir as internações, óbitos e os acidentes nas estradas.
Em média, caminhoneiros trabalham 11 horas por dia e seis dias por semana, sendo assim uma categoria que tem pouco tempo para cuidar da própria saúde.
A próxima ação do Projeto será realizada no fim do mês de julho: será das 16h às 20h, no dia 25, no Posto Marajó da BR-316, próximo à entrada de Mosqueiro, em Benevides.
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA