CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Saiba como será a volta às aulas na Grande Belém, nesta segunda-feira (24)

Belém, Ananindeua e Marituba voltam às aulas em sistema presencial, escalonado e remoto, saiba mais

Emanuele Corrêa
fonte

Com o início do ano letivo na Grande Belém, as prefeituras da capital paraense, de Ananindeua e Marituba anunciam calendário de retomada das atividades escolares, para a Educação Infantil, Ensino Fundamental e Educação de Jovens e Adultos (Ejai) e do ensino médio da Fundação Escola Bosque (Funbosque). A Prefeitura de Belém, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semec) e a Funbosque, decidiu na última quinta-feira (20) que, em virtude da identificação de casos de síndromes gripais entre os trabalhadores da educação, o início do ano letivo 2022 começa de forma não presencial. No entanto, a partir de 31 de janeiro, o retorno será presencial e gradual, com possibilidade de alterações conforme as orientações dos órgãos de Vigilância Sanitária.

De acordo com as informações no site Agência Belém, um ofício foi encaminhado aos gestores das unidades de ensino na última sexta-feira (21), informando sobre a decisão e detalhando como se dará este retorno às aulas em 2022. “Orienta-se que estas primeiras semanas de aula sejam destinadas ao acolhimento dos estudantes e à diagnose pedagógica de toda a rede, a partir da autonomia que cada unidade educativa reúne para a organização do seu trabalho pedagógico”, frisou Márcia Bittencourt, secretária municipal de educação de Belém no ofício.

No município de Ananindeua, a Secretaria Municipal de Educação (Semed) informou por meio de nota que o início do ano letivo 2022, da Rede Pública Municipal de Ensino de Ananindeua, adotará o calendário de voltas às aulas escalonado, conforme o cenário epidemiológico e com orientações das autoridades de saúde. 

A Secretaria ressaltou ainda, que "começou no ano de 2021 a implantação do programa Selo Escola Azul, que é a adoção os protocolos de biossegurança nas unidades educacionais, atendendo às recomendações da Organização Mundial de Saúde (OMS), de forma que prepare o ambiente com condições sanitárias adequadas, como: pias com sabão na entrada das unidades, medidor de temperatura, totem de álcool em gel, distanciamento dentro da sala de aula, ventilação adequada, além de orientações para o não compartilhamento de objetos e outros", concluiu a nota.

Para os estudantes de Marituba, a Prefeitura municipal, por meio da Secretaria municipal de Educação de Marituba, informou que mantém o retorno das aulas presenciais da rede municipal de ensino, a partir do dia 7 de fevereiro de 2022, para os alunos do fundamental I - que compreende os alunos do 1° ao 5° ano - ; fundamental II - alunos do 6° ao 9° ano - e alunos do EJA (Educação de Jovens e Adultos).

A Secretaria informou ainda que as crianças da Educação Infantil, ou seja, que fazem parte do berçário, maternal e pré I, o retorno será de forma escalonada e em número reduzido. "A Prefeitura de Marituba reafirma seu compromisso em cumprir todos os protocolos contra a covid-19 nas escolas municipais", finalizou a nota.

Retorno gradual até atingir 100% nas salas de aula de Belém

A Secretaria Municipal de Educação (Semec) e a Funbosque retornam com as aula presenciais a partir de 31 de janeiro. O retorno presencial será gradual, com possibilidade de alterações conforme as orientações dos órgãos de Vigilância Sanitária, orienta a Semec. Daqui a uma semana, na próxima segunda-feira (31), está previsto o início das aulas presenciais para 50% dos estudantes dos últimos anos do ensino fundamental (do 6º ano 9º ano), da 3ª e da 4ª totalidade da Educação de Jovens, Adultos e Idosos (Ejai) e do ensino médio (Funbosque).

De acordo com o calendário, dia 7 de fevereiro começam as aulas presenciais para 100% dos estudantes dos anos finais do ensino fundamental: do 6º ao 9º ano e da 3ª e da 4ª totalidade da Ejai e do ensino médio; e para 50% dos estudantes dos anos iniciais do ensino fundamental do: 1º ao 5º ano e da 1ª e da 2ª totalidade da Ejai.

Já no dia 14 de fevereiro iniciarão as aulas presenciais para 100% dos estudantes dos primeiros anos do ensino fundamental: 1º ao 5º ano e da 1ª e da 2ª totalidade da Ejai; e para 50% dos estudantes da educação infantil.

A Semec prevê que em 21 de fevereiro será o início das aulas presenciais para 100% dos estudantes da educação infantil. De acordo com o site Agência Belém, "a secretária de Educação acredita que a adoção do retorno gradual das aulas é necessária enquanto não se conclui o processo de imunização contra a covid-19 de crianças de 5 a 11 anos", diz.

O projeto "Guardiões da Saúde na Educação", executado em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde (Sesma), a Semec segue garantindo o monitoramento, a notificação de casos suspeitos de covid-19 e a testagem dos servidores, além da identificação de outros adoecimentos, segundo informações do site.

Os guardiões são servidores das unidades treinados pela Sesma, estão em alerta para a identificação de casos de síndromes gripais. A Semec ressaltou ainda que "não colocará em risco a saúde de servidores ou de estudantes. Em 2021, na pior fase da pandemia da covid-19, além de estabelecer o ensino não presencial, a Prefeitura de Belém garantiu a antecipação da vacina contra a covid-19 para todos os trabalhadores da educação", concluiu.

(Com informações do site Agência Belém)

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Pará
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM PARÁ

MAIS LIDAS EM PARÁ