CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

São Domingos do Capim sedia o Surf na Pororoca

Atletas internacionais estão no local para presenciar e surfar no fenômeno

Redação Integrada

A cidade de São Domingos do Capim, a 120 quilômetros de Belém, no nordeste do Pará, está realizando, desde a última quarta-feira (20), o tradicional Festival do Surf na Pororoca, que atrai atletas locais, nacionais e internacionais para um espetáculo diferenciado no rio Capim. O evento, que conta com campeonato de surf, campeonato de surf na pororoca, torneio masculino e feminino de futebol de areia e campeonato noturno de surf na pororoca já faz parte do calendário turístico não apenas do município que tem cerca de 30 mil habitantes, como também, do Estado.

São Domingos do Capim é um dos municípios do Brasil agraciados pelo fenômeno natural da Pororoca, um dos locais único para a apreciação do evento, que acontece a 13 km da sede do município, onde a pessoa por chegar por via terrestre ou pelo rio capim.
Neste ano, a programação oficial do evento terá, ainda arrtes marciais (MMA) e outras atividades esportivas, além de shows com várias atrações.

O evento tem como objetivo também fomentar no município a exploração do grande potencial que a Amazônia oferece como o turismo ecológico e rural. Para a sua realização a prefeitura local conta com as parceria do governo, empresas privadas e de instituições como a  Associação de Surf na Pororoca (Abraspo) que, todos os anos, organiza as competições oriundas do fenômeno da Pororoca entre elas o Record de Surf na Pororoca e o Surf Noturno.

Estima-se que o evento deste ano movimentará cerca de R$ 2 milhões em quatro dias de programação com um público diário de 19 mil pessoas.

HISTÓRIA
Mais de quinhentos anos de Brasil, conta-se que nos primeiros dias de fevereiro de 1500 o Espanhol  Vicente Pizon , descobre que o mar também tem água doce .Os homens de Pizon viveram a mais surpreendente experiência de suas viagens.Ela se iniciou quando eles ouviram um estrondo continuo e amedrontador,seus navios foram agitados por correntes fortíssimas.Pela primeira vez na historia os europeus se depararam com fenômeno  que os indígenas chamam de Poroc poroc: Estrondo em Tupi Guarani. Era o majestoso encontro  entre Rio Amazonas e o Oceano Atlântico, a frota de Pizon estava na Bahia do Marajó -Pa.

A palavra Pororoca provem do Tupi "poroc poroc"que significa grande estrondo, destruidor,no dialeto indígena do Baixo Rio Amazonas e refere-se ao fenômeno que ocorre no estuário devido ao deslocamento de uma massa d´água do mar impulsionada pela força gravitacional formando uma grande onda quando água do mar se afunila no leito do rio superando a força da corrente fluvial.

No encerramento da programação, no próximo domingo, o palco central da cidade terá show com a banda Zona Rural, além do som dos djs da aparelhagem sonora Carretão Super Veneno, além da premiação dos vencedores das competições que levam milhares de pessoas para São Domingos neste período de grandes águas do mês de março.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Pará
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM PARÁ

MAIS LIDAS EM PARÁ