Redário estimula crianças atendidas em creche estadual ao hábito da leitura

O projeto, inédito na rede estadual de ensino, vai atender mais de 550 alunos da educação infantil, na faixa de 2 a 5 anos

O Liberal
fonte

A creche estadual Centro de Referência de Educação Infantil (Crei) Prof. Orlando Bitar, em Belém, recebeu nesta sexta-feira (16), o Projeto “Redário da Leitura”, desenvolvido pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc). A unidade integra o programa de atenção à educação básica do governo do Estado “Creches Por Todo o Pará”. O projeto vai atender mais de 550 crianças, de 2 a 5 anos, que estudam no local. A iniciativa, inédita na rede estadual de ensino, vai se estender às outras 149 unidades incluídas no programa.

VEJA MAIS

 

Vera Lúcia Barbosa, gestora do Crei Prof. Orlando Bitar, disse que apesar de parecer simples, a iniciativa precisou de planejamento e cuidados pontuais na instalação. “Foram meses de planejamento, cuidados com a estrutura e até com a escolha do espaço para adequação das redes. Escolhemos um lugar onde não pega sol, mas é possível ter contato com o ambiente externo. Queremos regionalizar e levar ainda mais conforto ao nosso alunado. Sabemos que a maioria dos paraenses adora uma rede. Por que não trazer esse hábito para os nossos pequeninos?”, diz a gestora.

image A unidade integra o programa de atenção à educação básica do governo do Estado “Creches Por Todo o Pará” (Ascom Seduc)

Maria Valentina de Oliveira, 5 anos, aluna do Pré II, aprovou a ideia. “Eu gostei muito, principalmente depois do lanche, que dá um soninho. As tias também ficam balançando a gente. Me senti bem à vontade”, disse a menina, enquanto aproveitava para ler um livro de contos.

Segundo a Seduc, as práticas pedagógicas trabalhadas no Crei estão alinhadas às diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), e visam garantir não só o acesso à educação, mas um ensino de qualidade. A pasta afirma que o Crei Prof. Orlando Bitar garante ensino em tempo integral para potencializar a capacidade intelectual, cognitiva e social de crianças de 2 a 5 anos e 11 meses de idade. Gerenciada pela Seduc, a unidade escolar oferece as modalidades Maternal I e II, e Pré-Escola I e II.

Para a secretária de Estado de Educação, Elieth de Fátima Braga, o momento é de comemorar os avanços conquistados no CREI. “Essa é mais uma forma de demonstrar que a educação no Pará não padece de inércia. Nós valorizamos a nossa cultura, os nossos costumes. Muitas dessas crianças dormem em redes, e é justamente esse conforto que queremos que elas tenham aqui. É importante esse contato das crianças com os costumes amazônicos e também com a leitura. Esta creche será a referência para outras 149 que o Governo está construindo, no maior programa de proteção à infância, que é o Creche por Todo Pará”, frisou a secretária.

O desembargador Leonam Cruz, do Tribunal de Justiça do Estado do Pará, visitou o Centro de Referência de Educação Infantil Prof. Orlando Bitar na manhã de sexta-feira (16), e contou as impressões que teve: “Vivi nesta sexta-feira um dia que eu posso dizer será inesquecível para mim. Nessa convivência que eu pude constatar aqui, o amor que os profissionais da área social têm por essas crianças é realmente inefável”. Em reconhecimento ao Projeto “Redário da Leitura”, Leonam Cruz, que também é escritor, doou livros de sua coleção para a unidade educacional.

O professor e ex-conselheiro do TCE-PA, Nelson Chaves, também visitou a creche na mesma data e reafirmou o compromisso da unidade com o futuro da cidadania. “Esse local recebe crianças de famílias pobres, que encontram aqui todo o conforto necessário para uma educação de qualidade. Já neste primeiro ano, atingimos 600 crianças no seu atendimento. Esse trabalho vai refletir na vida de milhares de crianças, que encontraram um futuro melhor proporcionado por essa iniciativa”, ressaltou.

História

Historiadores não sabem precisar o período em que a rede de descanso foi inventada, mas há indícios de que a origem esteja na Amazônia, por volta de 2500 a.C. Existem algumas pinturas em cerâmica dos incas e maias com redes, usadas no transporte da nobreza. Na Amazônia, principalmente devido à cultura indígena, a rede é plenamente integrada aos hábitos e costumes da população.

Programa

De acordo com a Seduc, o Programa “Creches Por todo o Pará” tem o objetivo de zerar o déficit na educação infantil, garantindo o acesso ao ensino para crianças de 0 a 5 anos de idade, nos 144 municípios. O programa de creche-escola funciona em regime de colaboração entre Estado e Prefeituras. Cada creche terá capacidade para atender 200 crianças, com 10 salas de aula, berçário, lactário e toda a estrutura necessária para educação infantil, como área recreativa coberta, brinquedoteca, sala multiuso, auditório e biblioteca.

Pará
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM PARÁ

MAIS LIDAS EM PARÁ