CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Primeira escola de ensino técnico é inaugurada em Barcarena

A conclusão da obra é fruto de um Termo de Compromisso firmado entre o Governo do Estado e empresa Hydro Alunorte

Larissa Costa/ Especial para O Liberal
fonte

Muito aguardada pelos barcarenenses, a Escola Técnica “Professora Maria Siqueira dos Santos Dias” foi entregue na manhã desta quinta-feira (30) ao município de Barcarena. A conclusão da obra é fruto de um Termo de Compromisso firmado entre o Governo do Estado e empresa Hydro Alunorte, em 2019, que investiu R$ 25 milhões na unidade de ensino, uma antecipação de recurso de imposto de renda. 

O novo prédio foi doado ao Governo do Pará, responsável pelos equipamentos, mobiliário, gestão, operação e manutenção da escola. A obra ficou parada por mais de 10 anos antes da parceria que retomou a construção, quando em 2019 o governador do Pará, Helder Barbalho, esteve em Barcarena e se comprometeu com a revitalização da obra. “Eu valorizo quem quer construir junto com a gente as nossas riquezas, o que queremos é que as empresas incluam o estado do Pará nessa história de riquezas e de vitórias.”, afirmou Helder. 

O prefeito de Barcarena, Renato Ogawa, afirmou que a qualificação profissional dos jovens e adultos de Barcarena sempre foi uma preocupação em sua carreira pública. “Precisamos garantir que o nosso povo tenha mais oportunidades de acesso às muitas vagas de emprego que surgem na nossa cidade e a Escola Técnica de Trabalho e Produção é fundamental nessa estratégia”, afirmou o prefeito de Barcarena.

A nova escola técnica possui 12 salas de aula, estruturas comuns de auditório, biblioteca, laboratórios especiais, áreas de vivências, teatro de arena para ações culturais, sala de reprografia, sala multimídia, quadra poliesportiva e refeitórios, em uma estrutura inclusiva e acessível.

“A escola técnica é um projeto estruturante e alinhado com as ambições de sustentabilidade da região por meio de investimento em iniciativa relacionada à educação de formação tradicional e de qualificação profissionalizante para o crescimento dos níveis educacionais da população local”, afirmou Eduardo Figueiredo, diretor de sustentabilidade e impacto social da Hydro. 

Para quem esperava, a obra é motivo de alegria e realização. “Desejo acessar à universidade e a possibilidade de estudar nessa Escola Técnica vai ser de suma importância pra mim, porque o curso técnico vai contribuir com minha formação e inclusive abrir as portas para o emprego para, quem sabe, bancar uma faculdade”, contou Reginaldo de Almeida, aluno do projeto municipal “Escrevendo O Futuro”. 

O município é reconhecido pela potência econômica por concentrar grandes empresas da indústria do minério, mas sofria com a falta de mão de obra local qualificada. “Precisávamos muito dessa escola porque sempre foi muito dificultoso se deslocar de Barcarena para Belém. Principalmente pra quem mora na área rural, como eu”, contou Luana Coutinho, de 25 anos. E completou: “a realidade pra quem não tem condição de arcar com as despesas para Belém é complicada, mas com a escola técnica vamos viver uma nova realidade”.

A instituição de ensino, conhecida como Escola de Trabalho e Produção de Barcarena, tem a capacidade para atender até 600 alunos e vai disponibilizar cursos como Técnico em Enfermagem, Edificações e Agronomia. Também vai oferecer cursos de educação continuada e atender o Pronatec e cursos do Sistema S. As matrículas estarão abertas a partir de agosto. 

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Pará
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM PARÁ

MAIS LIDAS EM PARÁ