Prefeitura de Santarém só foi notificada no dia 25 sobre teste positivo, diz Nélio Aguiar

Prefeito afirma que só soube do caso quando recebeu o teste da idosa morta pelo novo coronavírus

Redação Integrada
Em entrevista coletiva à imprensa, nesta tarde de quarta-feira (01), o prefeito de Santarém confirmou a morte da idosa de 87 anos, moradora do distrito de Alter do Chão, pelo novo coronavírus. Ele informou que o Município só teve conhecimento do caso em 25 de março, ao receber o resultado do exame como positivo para a doença. 
 
"É uma situação que eu lamento mas a gente precisa ter compromisso com a transparência e a verdade. Recebemos o resultado do exame no dia 25 de março. Não vou informar o nome da paciente por uma questão ética e pelo direito da família de preservá-lo. Mas foi detectado o covid-19 no resultado do laboratório particular, de Minas Gerais, responsável pelo exame'', afirmou o prefeito.
 
Ele informou que ao tomar conhecimento da confirmação da doença que levou à senhora a óbito, a Secretaria Municipal de Saúde de Santarém e a equipe da Vigilância Sanitária, tomaram todas as medidas cabíveis, dando início ao que de praxe deve ser feito, com a investigação epidemiológica de casos que tiveram contatos com a senhora. 
 
"Quando o exame chegou nós não tínhamos a notificação do caso porque este caso foi atendido por um médico que suspeitou e solicitou o exame para Belo Horizonte, em Minas Gerais. A prefeitura deveria ser notificada, como diz o protocolo, mas não fomos. A prefeitura só tomou conhecimento quando o resultado chegou no dia 25 de março'', reiterou Nélio Aguiar.
 
Segundo o gestor municipal, foram tomadas todas as providências necessárias com relação aos contatos familiares, a exemplo das medidas de isolamento e de coleta de exame de material das pessoas próximas, procedimentos feitos pela Secretaria de Saúde do Município. O prefeito informou que logo que a secretaria de saúde soube do resultado do exame, tratou de informar à própria família da idosa.
 
"Fizemos um relatório juntamos a cópia do exame e o atestado de óbito da paciente e informamos a sespa. E agora à tarde houve o anúncio oficial confirmando o caso como o primeiro registrado para o novo coronavirus em Santarém'', disse o prefeito, que fez questão de tranquilizar a população, assegurando que todas as medidas de prevenção são tomadas pela Prefeitura, e que no momento há muitos casos de gripes, mas só o da senhora deu positivo para o novocoroanvírus, embora haja registro também de casos de H1N1 e gripe Influenza, segundo afirmou o próprio Nélio Aguiar.

Nélio falou, ainda, sobre as medidas tomadas pela Prefeitura para conter as contaminações diante da pandemia do novo coronavírus.

Assista:

Acompanhe para mais informações.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Pará
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM PARÁ

MAIS LIDAS EM PARÁ