Acessar
Alterar Senha
Cadastro Novo

Perda de audição: dificuldade para compreender palavras são os primeiros sinais de alerta

Universidade está com inscrições abertas para atendimento gratuito para a realização de avaliação audiológica e fonoterapia

Redação Integrada

A necessidade de passar mais tempo em casa em decorrência da pandemia do novo coronavírus trouxe novos hábitos, atividades e formas de se relacionar. Muita gente agora trabalha ou estuda em casa e, por conta disso, acaba usando recursos tecnológicos por muito mais tempo, como vídeo chamadas e fones de ouvido. Mas o uso constante de determinados dispositivos pode trazer prejuízos à audição, conforme alertam especialistas.

A recomendação é sempre controlar o volume para não causar perdas na audição.  
 
Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), mais de 1 bilhão de jovens podem desenvolver problemas de audição pelas longas e excessivas exposições aos sons em volume alto, principalmente por meio dos fones de ouvido. A estimativa é de que esse risco atinja 50% da população na faixa etária entre 12 e 35 anos.
 
De acordo com a coordenadora do curso de Fonoaudiologia da Universidade da Amazônia (UNAMA), Christiane Menezes, a dificuldade frequente para ouvir ou para compreender as palavras são os primeiros sinais de alerta. “A pessoa deve observar. Pedir várias vezes para repetir uma frase ou quando o ruído incomoda demais podem indicar a necessidade de auxílio profissional. Esses podem ser são primeiros sinais percebidos no dia a dia. O ideal é sempre procurar um especialista o mais breve possível”, afirmou.  
 
A professora explicou que os exames também são essenciais para tratamentos da linguagem oral e escrita. “A avaliação audiológica, entre outras coisas, é capaz de identificar o grau de uma perda auditiva e também é uma forma de prevenção de doenças. A nossa clínica-escola está realizando atendimentos médicos otorrinolaringológicos também e recebe muitos casos de comprometimentos que podem provocar problemas auditivos. A fonoterapia, por exemplo, se mostra essencial para crianças com dificuldades de aprendizagem”, explicou Christiane Menezes.  
 
Serviço
A Clínica de Fonoaudiologia da UNAMA está com inscrições abertas até o dia 31 de agosto para a realização de avaliação audiológica e fonoterapia. Os serviços são direcionados para toda a comunidade e podem ser feitos de forma gratuita no campus Alcindo Cacela da Universidade.  As vagas são limitadas e é necessário agendar pelo número 4009-3014.  

Palavras-chave

Pará
.

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM PARÁ

MAIS LIDAS EM PARÁ