Pará terá primeira rede móvel 5G em ambiente universitário do Brasil

Parque de Ciência e Tecnologia (PCT) do Guamá, ligado à UFPA, passará a ter serviço esse mês

Redação integrada de O Liberal

O Pará receberá no dia 25 de setembro a primeira instalação de rede móvel 5G privativa em ambiente universitário, confirmou esta terça (15) a Universidade Federal do Pará. O lançamento oficial da novidade será acompanhado por um workshop online gratuito.

A instalação ocorrerá no Parque de Ciência e Tecnologia (PCT) Guamá, ligado à Universidade Federal do Pará (UFPA). Pioneira em todo o Brasil, a rede é fruto do projeto Celcom, do governo do Estado.

A rede, chamada de PA5Ge, foi desenvolvida por pesquisadores do Núcleo de Pesquisa e Desenvolvimento em Telecomunicações, Automação e Eletrônica (Lasse) e operará com base em software open-source e em hardware de baixo-custo.

“A implementação da rede móvel experimental permite um grande avanço nos resultados das pesquisas desenvolvidas na UFPA, pois, com a utilização de uma rede real e com vários usuários, os métodos e algoritmos desenvolvidos podem ser avaliados com um maior rigor e um enfoque mais prático”, afirmou Aldebaro Klautau, coordenador do Celcom.

Workshop debate conetctividade


O lançamento oficial da rede se dará durante o workshop virtual “Conectividade 5G na Amazônia” (Co5GAm), que será gratuito e aberto a todos os públicos. O evento terá duas trilhas de apresentação: uma técnica, destinada às tecnologias das redes de quinta geração (5G); e outra que trata a questão do impacto da conectividade no cotidiano e soluções que podem ser obtidas a partir da disseminação da Internet e outras redes de comunicação na Amazônia.

Toda a programação será baseada em apresentações pré-gravadas de palestras e depoimentos de integrantes da academia, governo e indústria. Mais informações podem ser obtidas pelo site do Núcleo de Pesquisa e Desenvolvimento em Telecomunicações, Automação e Eletrônica (Lasse).
 

Pará
.

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

MAIS LIDAS EM PARÁ