CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Mulheres são homenageadas e têm suas histórias transformadas em arte em Canaã dos Carajás

Os traços que retratam a personalidade feminina ganham destaque na programação alusiva ao mês da mulher através das lentes de fotógrafos da região sudeste do Pará

Hilda Barros
fonte

Os traços que retratam a personalidade de cada mulher, ganham destaque na programação do mês da mulher, promovida pela prefeitura de Canaã dos Carajás, e gerida pela Fundação de Cultura, Esporte e Lazer (Funcel). A sensibilidade e o reconhecimento da história de mulheres que representam a garra, força e determinação da figura feminina de Canaã, agora estão eternizadas pelas lentes de dez fotógrafos locais, que tiveram a missão de transformar em arte, o cotidiano das homenageadas.

image Fotógrafos e modelos da exposição fotográfica "Mulheres em Foco" (Divulgação/ Diego Barbosa)

A exposição fotográfica “Mulheres em Foco” é uma homenagem às mulheres e sua importância na sociedade. A iniciativa tem por objetivo destacar a força, a beleza e a diversidade das mulheres em suas diferentes esferas de atuação, desde líderes de comunidade, empresárias até mães e trabalhadoras. Retratamos suas histórias por meio de fotografias inspiradoras.

image Cotidiano das mulheres através da fotografia (Divulgação)

“A primeira ideia surgiu quando vimos a necessidade de ocupar o espaço da prefeitura que até esse primeiro momento ficava ocioso, daí diante dessa ideia pensamos, já que estávamos em um mês que é frisado o tema mulher, porque não através da exposição, destacar a riqueza e a diversidade da cultura de Canaã dos Carajás, retratando suas pessoas por meio de fotografias inspiradoras de mulheres. Além de promover a cultura local e dar destaque aos talentos fotográficos da região", frisou Maiara Cadja Lima Silva,  diretora de cultura do município.

As obras passeiam pelas vidas de mulheres, como Maria Lucinete Ferreira, carinhosamente conhecida pelos munícipes como “Maria da Cocada” figura marcante no município e muito conhecida pela população. Ela foi fotografada pela lente de Jeferson de Almeida, que ao receber o convite para realizar o trabalho que daria vida à exposição com os demais profissionais, afirmou que logo pensou em retratar a figura da mulher batalhadora que representa força. E a escolhida por ele foi Maria Lucinete.

image Mulheres são homenageadas através das lentes de fotógrafos da região sudeste do Pará (Divulgação/ Diego Barbosa)

“Quando me foi feito o convite e a ideia seria valorizar as mulheres de Canaã, pensei logo em uma que mostrasse força. Em uma que, assim como tantas outras pessoas, trouxesse boas memórias e recordações. Por isso escolhi dona Maria Lucinete, pois é uma figura muito conhecida na cidade e dona de uma alegria que contagia qualquer um”, frisou o fotógrafo.

image As profissões das mulheres eternizadas pela fotografia (Divulgação/ Carla Carneiro)

Jeferson Almeida já atua como fotógrafo há dez anos e, segundo ele, nunca havia vivenciado a experiência antes e classificou a oportunidade como 'única e maravilhosa', além de valorizar o trabalho dos profissionais da fotografia que atuam na cidade.

image A beleza e a força da mulher através da fotografia (Divulgação/ Rosângela Ribeiro)

“Assim como muitos colegas que participaram, foi um momento especial para todos nós. Pelo fato de ser a primeira vez que a prefeitura oportuniza esse tipo de cultura nesse formato, mas também pelo fato de ter sido um desafio pessoal para cada um de nós. Ter a oportunidade de mostrar nossa capacidade técnica e sensibilidade com a imagem, é de grande importância para nós que vivemos de fotografia,” destacou Jeferson.

Traços de mulheres que lutam

O símbolo de força escolhido por Jeferson Almeida, é “Maria da Cocada”, nome dado por sua profissão. Ela sai às ruas do município vendendo cocada, produto feito por ela.

Dona Maria acorda cedo todos os dias e chega a descascar 25 cocos por dia. Sozinha, ela rala o coco e acende o fogão de lenha para produzir as deliciosas cocadas. Todo  o trabalho de Maria Lucinete está retratado na exposição. Dona Maria sustenta a casa onde mora sua neta e o esposo com mais dois bisnetos com a venda das guloseimas.
“Graças a Deus sou feliz e querida por todos. Trabalho todos os dias e me orgulho da minha profissão.”, declarou.

Entre os fotógrafos, as mulheres também marcaram presença, uma delas foi Carla Carneiro, amante da fotografia desde sua infância, sua especialidade é o retrato feminino.
“Minha câmera fotográfica, ganhei aos 9 anos, então eu respiro fotografia desde então. Não uso fotografia como meio de renda, a fotografia para mim é minha válvula de escape, é o que eu amo fazer”.

Ela levou para a exposição o traço da mulher que luta e mesmo diante das adversidades consegue ser mãe e profissional. A escolhida por ela foi a maquiadora Janis Cassandra, solteira, mãe de duas crianças, ela se vira sozinha como muita garra e determinação para criar os filhos e seguir com sucesso na sua carreira profissional.“Eu quis enaltecer esse lado nosso de mulher na exposição, a mulher que vai à luta, a mulher que corre atrás, a que se vira é que vai atrás da sua independência financeira e emocional.”

Serviço:

A exposição fotográfica segue aberta ao público até dia 31 de março, no hall do Centro Administrativo de Parauapebas, de segunda a sexta, das 8h as 14h.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Pará
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM PARÁ

MAIS LIDAS EM PARÁ