CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Imagem Peregrina já está em Nazaré, em Portugal

Recebida esta sexta por autoridades, comitiva defende Círio como patrimônio da humanidade

Redação integrada de O Liberal
fonte

A Imagem Peregrina de Nossa Senhopra de Nazaré já cumpre programações na cidade portuguesa de Nazaré, onde foi recebida na noite desta sexta-feira (24) para o Encontro de Comunidades Devotas de Nossa Senhora de Nazaré, que ocorre até este domingo (26). Ela foi recepcionada por autoridades de Portugal e do Brasil. Uma procissão luminosa foi realizada até a igreja matriz de Nazaré, onde a imagem foi abrigada para visitação pública. Veja imagens:

A visita à cidade, após passagem por Lisboa, é para firmar a candidatura das Práticas e Manifestações do Culto de Nossa Senhora de Nazaré a patrimônio da humanidade da Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura).

A imagem está desde o dia 22 de janeiro em Portugal. Ela e uma comitiva cumprem uma série de eventos ligados à campanha da candidatura. A partida de Belém em voo para Portugal ocorreu na noite nesta terça-feira (21). A Arquidiocese de Belém, a Secretaria de Estado de Cultura (Secult) e a Câmara da Confraria de Nossa Senhora Nazaré em Portugal compõem a visita, que já passou pelo Mosteiro dos Jerônimos, escoltada pela Guarda Rodoviária de Portugal.

image Visitas à imagem em Nazaré: tradição mariana (divulgação Arquidiocese de Belém)

Tradição mariana de 800 anos


A ação integra um levantamento de elementos culturais da tradição da fé mariana, que pode ter sido iniciada há mais de 800 anos e tem manifestações de devotos em várias cidades do mundo. De acordo pesquisas da organização da candidatura, há mais de 200 registros de manifestações de fé à Virgem de Nazaré no Brasil, sendo a maioria no Estado do Pará.

Embora a devoção tenha iniciado em Portugal, é em Belém do Pará que a manifestação de fé reúne milhões de pessoas todos os anos, no segundo domingo de outubro, durante o Círio e mais 12 romarias ao longo de duas semanas de festividade.

O culto teria começado no século XII, após um milagre atribuído à Virgem, que salvou a vida do nobre português Dom Fuas Roupinho, cujo cavalo estacou na beira de um abismo após ele invocar a proteção de Nossa Senhora de Nazaré. Em Belém, o primeiro Círio data de 1793.

image Imagem Peregrina fica até este domingo em Portugal (divulgação / Arquidiocese de Belém)

 

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱

Palavras-chave

Pará
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM PARÁ

MAIS LIDAS EM PARÁ