CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Cerca de 140 mil passageiros devem passar pelo Terminal Hidroviário de Belém em julho

Os destinos mais procurados pelos veranistas devem ser os municípios de Salvaterra, Joanes, Ponta de Pedras e Cachoeira do Arari, todos na ilha do Marajó, e a cidade de Macapá, no estado do Amapá

João Thiago Dias
fonte

Cerca de 140 mil passageiros são aguardados durante todo o mês das férias escolares de julho no Terminal Hidroviário de Belém "Luiz Rebelo Neto", o que representa uma média de cinco mil passageiros por dia e 35 mil por semana. A estimativa é da Companhia de Portos e Hidrovias do Pará (CPH), empresa pública que administra o terminal, vinculada à Secretaria de Estado de Transportes (Setran).

Segundo a CPH, o número representa um aumento entre 40% e 50% em relação ao ano passado, quando 99 mil passageiros passaram pelo terminal durante o mês de julho.

A exemplo do ano passado, os destinos mais procurados pelos veranistas devem ser os municípios de Salvaterra, Joanes, Ponta de Pedras e Cachoeira do Arari, todos na ilha do Marajó, e a cidade de Macapá, no estado do Amapá. 

CRIANÇAS

Crianças e adolescentes que vão viajar precisam estar com os documentos exigidos pelas regras do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) - Lei 8.069/90, segundo o Tribunal de Justiça do Pará (TJPA). Se a viagem for em território nacional, crianças até 12 anos incompletos não necessitam de autorização quando estiverem acompanhadas de um dos pais, inclusive no caso de adolescentes; de avós, tios legítimos (irmãos dos pais) e irmãos maiores de idade e de pessoas que detenham a guarda ou tutela judicial.

No momento da viagem, seja por transporte terrestre, aéreo ou marítimo, basta apresentar a identificação do responsável e da criança, que pode ser a certidão de nascimento ou RG e documento oficial dos responsáveis com foto. 

No caso de transporte de crianças acompanhadas de outras pessoas maiores de idade, como primos, tios-avós ou parentes distantes, padrinhos, madrasta, padrasto, babás ou amigos da família, é necessária autorização dos pais ou responsáveis reconhecida em cartório. Os formulários podem ser obtidos no site do Tribunal de Justiça do Pará, junto ao juiz da Vara da Infância e da Juventude ou no próprio Terminal Hidroviário.

HORÁRIOS E LINHAS

Para este mês, não será feito reforço nas linhas do terminal. "Não teremos reforço, visto que, desde o começo do ano, novas empresas passaram a atender o Terminal Hidroviário, e, consequentemente, aumentaram o número de linhas. Os horários de partidas e chegadas permanecem os mesmos, os dias também", explicou a CPH em nota. 

O Terminal Hidroviário de Belém funciona todos os dias da semana, das 6h às 18h, com oito linhas fluviais, sendo seis intermunicipais e duas interestaduais. As intermunicipais fazem os trajetos Belém/Camará/Belém, Belém/Soure-Salvaterra/Belém, Belém/Cachoeira do Arari/Belém, Belém/Santa Cruz do Arari/Belém, Belém/Ponta de Pedras/Belém e Belém/Mocajuba/Belém. Já as interestaduais operam o percurso Belém/Macapá/Belém e Belém/Manaus/Belém. 

Essas linhas atendem ainda 21 localidades entre os Estados do Pará, Amapá e Amazonas. São elas: Almeirim (PA), Belém (PA), Breves (PA), Cachoeira do Arari (PA), Camará (PA), Gurupá (PA), Itacoatiara (AM), Juruti (PA), Macapá (AP), Manaus (AM), Mocajuba (PA), Monte alegre (PA), Óbidos (PA), Parintins (AM), Ponta de Pedras (PA), Prainha (PA), Salvaterra (PA), Santa Cruz do Arari (PA), Santarém (PA) e Soure (PA).

 

image O casal Ana Lya e Joaquim Pinho mora no Rio de Janeiro, mas aproveitou o mês de junho para visitar a Ilha do Marajó por meio do Terminal Hidroviário de Belém (Cláudio Pinheiro / O Liberal)

 

PASSAGEIROS

O casal Ana Lya e Joaquim Pinho mora no Rio de Janeiro, mas aproveitou o mês de junho para viajar com um grupo de 62 ex-alunos da Turma Tango, da Escola de Aprendizes-Marinheiros de Santa Catarina. Eles visitaram a Ilha do Marajó por meio do Terminal Hidroviário de Belém. 

Na tarde desta terça-feira (25), o grupo desembarcou em Belém encantado com a viagem. "Viemos passar uma semana porque temos encontro anual de amigos. Dessa vez, escolhemos Belém. A curiosidade era sobre viajar de barco e conhecer a Ilha do Marajó. Fomos em Soure, Salvaterra, Joanes. Ficamos encantados com a cerâmica e com as rendeiras", contou Ana.

Assine O Liberal e confira mais conteúdos e colunistas. 🗞
Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Pará
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM PARÁ

MAIS LIDAS EM PARÁ