Campanha estadual chama atenção para o mês de conscientização para doação de órgãos

A mobilização contará com uma agenda com palestras e orientações voltadas aos profissionais de saúde sobre o tema durante todo o mês de setembro.

O Liberal
fonte

O Dia Nacional da Doação de Órgãos, comemorado no dia 27 de setembro, mobiliza diversas campanhas em todo o país. No Pará, a Central de Transplantes (CET), da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), promove uma campanha com objetivo de chamar atenção da sociedade para a doação de órgãos e tecidos. A mobilização contará com uma agenda com palestras e orientações voltadas aos profissionais de saúde sobre o tema durante todo o mês de setembro.

Em 2022, até o mês de julho, foram realizados no Pará 108 transplantes de córnea, 16 transplantes de rim e 3 de medula óssea. Ao todo, 1.646 pessoas no Pará estão em lista de espera aguardando por uma córnea (1.207) e rim (439).

Para a coordenadora da CET, Ierecê Miranda, é importante levar a pessoas mais informações que possam sensibilizar a sociedade em favor da solidariedade no intuito de elevar os índices de doação e transplantes de órgãos e tecidos no Pará.

O que precisa para ser doador de órgão 

“Para se tornar um doador de órgãos basta avisar a família. O desejo de ser doador, quando não informado aos familiares, representa um dos principais motivos para a recusa de doação de órgãos, assim como a falta de informação sobre o processo de doar os órgãos. Pela Lei Brasileira, a doação somente pode ocorrer mediante a autorização da família. Por isso é importante expressar, verbalizando este desejo em vida”, afirma Ierecê Miranda.

No Pará, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS) e da rede privada, são realizados os transplantes de rim, tecidos oculares (córnea e esclera) e de medula óssea. “São cinco hospitais autorizados para transplantar rim; 13 instituições de saúde que realizam transplante de córnea e recentemente foi autorizado o transplante hepático no Estado”, informa Ierecê.

O processo de doação, captação e transplantes de órgãos no Estado é coordenado todo pela CET. O trabalho é realizado por uma equipe de 18 profissionais, entre médicos, biomédicos, enfermeiros, psicólogos, assistentes sociais, agentes administrativos e motoristas, que garantem o funcionamento da Central nas 24 horas.

A equipe atua na recepção das notificações de óbitos de todos os hospitais do Estado, no suporte aos hospitais para diagnóstico de morte encefálica, na validação do potencial doador de órgãos e tecidos, no auxílio ao acolhimento e conversa com as famílias a respeito da doação de órgãos, e na organização e coordenação da retirada desses órgãos. Também realiza o transporte e a entrega dos órgãos e tecidos captados às equipes transplantadoras autorizadas. Todo o processo de registros e informações das doações e transplantes ocorre on-line com o Sistema Nacional de Transplantes (SNT) do Ministério da Saúde.

Investimentos

A CET intensificou, nos últimos três anos, as medidas de aperfeiçoamento da doação de órgãos e tecidos no Estado com a implantação do transplante renal pediátrico e de figado na Fundação Santa Casa de Misericórdia do Pará; a autorização do transplante de medula óssea em Belém; a inserção de mais dois estabelecimentos de saúde para realizar transplante de córnea em Belém e Ananindeua e a efetivação do transplante de rim de doador falecido em Redenção, que até então só era feito com doador vivo.

O fluxo de transplante no Estado conta ainda com o reforço da parceria com o SAMU 192 para transporte de doador entre hospitais para a captação de órgãos; o termo de cooperação com o Grupamento Aéreo de Segurança Pública (Graesp) da Secretaria de Estado de Segurança Pública (Segup) para transporte aéreo de órgãos e equipes de captação de órgãos e com o Laboratório Central do Estado (Lacen) para a realização de teste para Covid em doadores.

Atualmente, o CET funciona em uma sede própria, em funcionamento desde junho deste ano, em espaço cedido pela Fundação Santa Casa de Misericórdia do Pará

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Pará
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM PARÁ

MAIS LIDAS EM PARÁ