Bebês devem passar por exame de toxoplasmose

As análises laboratoriais do 'Teste do Pezinho' são realizadas no Laboratório Central do Estado (Lacen-PA).

Redação Integrada

Ao mesmo tempo em que for realizado o 'Teste do Pezinho', todos os recém-nascidos no Brasil devem ser submetidos ao exame de toxoplasmose congênita, a partir deste ano, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS). A medida é do Ministério da Saúde (MS) e foi publicada na Portaria nº 7, do Diário Oficial da União (DOU), no dia 5 deste mês. Os serviços públicos de saúde de todo o país têm o prazo de 180 dias para ofertar a novidade à população. A Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) informa que as análises laboratoriais do Teste do Pezinho são realizadas no Laboratório Central do Estado (Lacen-PA), habilitado pelo Ministério da Saúde, desde janeiro de 2020, tendo a Unidade de Referência Materno-Infantil e Adolescente (Uremia) como referência para acompanhamento e tratamento dos pacientes positivos.

A Secretaria explica ainda que atualmente o Estado do Pará realiza as análises de diagnóstico precoce de Fenilcetonuria, Hipotireoidismo Congênito, Anemia Falciforme, outras Hemoglobinopatias e Fibrose Cística, que consiste nas fases 1, 2, 3 do Programa de Triagem Neonatal. “Estando programado para iniciar a partir do segundo semestre de 2020 a fase 4 que consiste nas análises de Deficiência de Biotinidase e Hiperplasia Adrenal Congênita, além da inserção da análise para Toxoplasmose”.

Em Belém, a Secretaria Municipal de Saúde (Sesma) afirma que está em processo de implantação nas unidades e capacitando as equipes para garantir o teste da toxoplasmose.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱

Palavras-chave

Pará
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM PARÁ

MAIS LIDAS EM PARÁ