Alter do Chão: Floresta encantada é a grande pedida para o mês de julho

A área foi batizada pelos visitantes como ‘encantada’ por levar brilho aos olhos de quem conhece o lugar

Ândria Almeida
fonte

Alter do Chão, conhecida como caribe amazônico, é famosa pelas imensidões de areias brancas que compõem as praias banhadas pelas águas límpidas do Rio Tapajós. Mas se engana quem acha que só de praia vive Alter. No inverno Amazônico a floresta encantada se revela e atrai turistas para uma trilha exuberante feita de canoa na comunidade do Caranazal.

O passeio tem o período certo para ser realizado - janeiro a agosto, que é quando o rio sobe e fica envolto nas árvores que abrange a de floresta existente nesta comunidade. A área foi batizada pelos visitantes como ‘encantada’ por levar brilho aos olhos de quem conhece o lugar.

Sobre o passeio

O passeio é considerado pelo público como relaxante e para muitos tira o fascínio que só a Amazônia pode oferecer. Os turistas sentem toda tranquilidade e boas energias que só a floresta tem.

A canoa leva até 4 pessoas e o trajeto é conduzido pelo canto dos pássaros e o som único da água ao se confrontar com os objetivos sólidos.

Durante o percurso, raios de sol invadem a floresta, levando um efeito espelhado de tirar o fôlego. Em alguns pontos do passeio a água cristalina revela parte da floresta que está submersa. Durante a experiência, além das árvores nativas é possível ver alguns animais, como tucanos, papagaios, macacos e peixes.

Os troncos das árvores ficam parcialmente de fora da água, elas já se adaptaram ao sobe e desce do rio. A trilha é guiada por uma cooperativa de catraieiros da comunidade.

Valor do passeio

O passeio na floresta tem duas opções de valores: de R$ 50 para 30 minutos e R$ 80 para uma hora de passeio.

Onde comer?

Na comunidade existe um único restaurante chamado “Espaço e Restaurante Caranazal”. Os turistas podem encontrar um cardápio com opções de pratos diversificados como galinha caipira, peixe assado, caldeirada, camarão entre outros, tudo muito bem servido. O restaurante funciona todos os dias no horário das 9h às 17h.

Origem do passeio

A trilha na floresta foi aberta pelos moradores para pescaria e acesso às praias, mas acabou virando um dos pontos turísticos que atrai gente de todos os lugares.

 Como chegar?

Saindo do município de Santarém para o espaço são aproximadamente 30 km, que pode levar de 25 a 30 minutos, pela rodovia Everaldo Martins, na qual encontra-se em ótimo estado.

 

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Pará
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM PARÁ

MAIS LIDAS EM PARÁ